Concursos públicos

Mais de 21 mil vagas abertas para concursos no país; veja dicas

Professor divide dicas básicas para concurseiros

O método eficaz para os estudos é aquele que o concurseiro mais se adapta, na avaliação do professor Daniel Lustosa
O método eficaz para os estudos é aquele que o concurseiro mais se adapta, na avaliação do professor Daniel Lustosa |  Foto: Agência Brasil
 

O país tem 21.854 vagas disponíveis em concursos públicos com inscrições abertas. Ao todo, são 57 editais, além de prova para magistratura e cartórios, segundo a Alfacon Concursos Públicos.

O método eficaz para os estudos é aquele que o concurseiro mais se adapta, na avaliação do professor Daniel Lustosa, atuante como coordenador pedagógico do curso preparatório.

"Contudo é sabido que assistir aulas presenciais ou online, ler materiais didáticos como livros, apostilas ou PDFs, fazer resumos ou mapas mentais e resolver questões e simulados sempre são meios mais eficazes para garantir a aprovação nos concursos", ensina.

Os concursos públicos abertos são para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 28.883,98 só no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Há também concursos para formação de cadastro de reserva. Nesse processo, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Vagas em órgãos federais: Apex Brasil, com 4 vagas; Exército, com três concursos: um com 19 vagas, outro com 92 vagas e um com 167 vagas; Ibama, com 1.143 vagas.

Há ainda concursos em prefeituras, tribunais, Ministério Público, Defensorias Públicas, Polícia Civil e Militar, Procuradorias e Conselhos Regionais em vários estados.

A dica para quem vai disputar uma das vagas é saber dividir o tempo entre lazer e estudo.

"O lazer é essência para quem estuda, é um momento para o cérebro descansar e processar as muitas matérias que o concurseiro precisa aprender. Uma boa forma de dividir esse tempo é reservar de segunda a sexta ou de segunda a sábado para os estudos e o domingo para o lazer. Pode ser qualquer dia da semana esse lazer, tudo depende da organização do concurseiro", diz Daniel Lustosa.

A pedido do ENFOCO, o professor divide com os candidatos que é essencial estudar as matérias específicas, de acordo com o cargo ofertado, mas sem esquecer dos conteúdos básicos. 

"O concurso é a junção das matérias básicas e específicas, então, todas têm a sua importância e relevância. De acordo com o edital, temos a noção do que precisa ser mais priorizado", orienta.

Em tempos modernos, assistir aula online sempre é uma ideia positiva.

"Assistir às aulas, na plataforma online ou presenciais, é sempre uma excelente ideia. Nas apresentações, os professores sempre dão dicas e “bizus”, gíria usada pelos concurseiros, que significa sacadas, ideias, ajudando o candidato a fixar melhor os conteúdos de provas", finaliza.

< Em jogo morno, Vasco e Sport empatam sem gols no Maracanã Fábrica de balões e depósito de explosivos são interditados em SG <