Reviravolta
Mensagem racista foi enviada pela suposta vítima, afirma polícia
Homem será indiciado por falsa denúncia de crime
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu que a mensagem racista que teria sido enviada em um pedido de entrega para uma pastelaria em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi mandada, na verdade, pelo próprio dono do estabelecimento, Gabriel Fernandes. O inquérito foi concluído nesta sexta-feira (17), junto de uma denúncia contra o proprietário do comércio por falsa comunicação de crime.
Leia+: Motoboy é alvo de racismo em pedido de entrega: 'Mande um branco'
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Rodrigo Câmara, através da análise e cruzamento de dados, os agentes verificaram a autoria da mensagem.
"O proprietário do restaurante foi novamente intimado para prestar declarações e, então, confrontado pela Polícia Civil a respeito dos dados obtidos, disse que gostaria de se retratar, assumindo que ele próprio criou a conta no aplicativo do iFood e encaminhou o pedido com a observação discriminatória", contou o delegado.
O dono da pastelaria é negro e afirmou aos policiais que simulou a mensagem, no entanto, ele não quis detalhar o motivo da decisão.
O caso
A nota que acompanhou o pedido feito à pastelaria continha a seguinte mensagem: "última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida". O caso ocorreu na últim terça-feira (14).
A pastelaria optou por cancelar o pedido e acionou a Polícia Civil. O nome indicado no pedido não correspondia a nenhum morador do prédio designado para a entrega, e o número do apartamento fornecido não existia.
O Ifood, a plataforma de entregas utilizada para fazer o pedido, informou ao portal "G1" que a conta associada foi criada no mesmo dia, 14 de novembro, e realizou apenas um pedido.
Daniela Rodrigues, outra proprietária do estabelecimento, compartilhou prints com o portal, que mostram um suposto diálogo com o autor da mensagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!