Denúncia

Milton Ribeiro relata conversa com Bolsonaro: 'Busca e apreensão'

Conversa foi dita em uma ligação com a filha antes da prisão

Milton Ribeiro confirmou contato com Bolsonaro antes de sua prisão.
Milton Ribeiro confirmou contato com Bolsonaro antes de sua prisão. |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
  

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou, em conversa com a própria filha no dia 9 de junho, que recebeu uma ligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) informando que a Polícia Federal poderia realizar uma busca e apreensão em sua casa.

O Ministério Público Federal (MPF) apontou que houve indícios de vazamento da operação da PF feito por Bolsonaro. Por isso, o MPF solicitou para a Justiça que o caso seja enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para averiguação. 

Leia+: Desembargador manda soltar Milton Ribeiro e pastores presos

Leia+: Ex-ministro da Educação é preso em operação da PF

Leia+: Bolsonaro muda o tom após prisão de Ribeiro: 'Responsa pelos atos'

O juiz Renato Boreli, da 15ª Vara de Justiça Federal de Brasília, aceitou o pedido do MPF. A ministra Cármen Lúcia será a relatora do processo no STF.

Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura foram presos na quarta-feira (22) por serem suspeitos de corrupção e de fazerem parte de um esquema que liberava verbas do Ministério da Educação (MEC) para municípios em troca de propina.

O trio foi solto nesta quinta-feira (23) por decisão da Justiça.

Conversa entre Milton Ribeiro e filha

Conversa foi incluída em investigação contra Milton Ribeiro.
Conversa foi incluída em investigação contra Milton Ribeiro. |  Foto: Reprodução
  

Em uma conversa telefônica, interceptada pela Polícia Federal e que serve como base para o pedido do MPF, Milton Ribeiro afirmou para sua filha que o presidente o informou que estava com um pressentimento.

Esse sentimento seria com o objetivo de atingir Bolsonaro através do ex-ministro da Educação.

A única coisa meio... hoje o presidente me ligou... ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né? Milton Ribeiro, Ex-ministro da Educação
  

A filha de Ribeiro perguntou se o presidente queria que o pai parasse de mandar mensagem, o que foi negado pelo ex-ministro.

Não! Não é isso... ele acha que vão fazer uma busca e apreensão... em casa... sabe... é... é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né? Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação
  

A ligação aconteceu no dia 9 de junho. A prisão de Milton Ribeiro foi ocorrer somente nesta quarta-feira (22).

Defesa

O advogado Daniel Bialski, que defende Milton Ribeiro, ficou "surpreso" com o envio da investigação para o STF. Para Bialski, se houve foro privilegiado, o caso deveria ter sido enviado logo ao STF, o que não aconteceu.

"Observando o áudio citado na decisão, causa espécie que se esteja fazendo menção a gravações/mensagens envolvendo autoridade com foro privilegiado, ocorridas antes da deflagração da operação. Se assim o era, não haveria competência do juiz de primeiro grau para analisar o pedido feito pela autoridade policial e, consequentemente, decretar a prisão preventiva", contou o advogado.

< Rio possui transmissão local da varíola dos macacos Mulher cai do 4º andar de edifício na Zona Sul do Rio <