Vírus

Rio possui transmissão local da varíola dos macacos

Pacientes confirmados não possuem relação com o exterior

Dois novos casos foram confirmados na cidade.
Dois novos casos foram confirmados na cidade. |  Foto: IStock
  

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, disse nesta sexta-feira (24) que já há transmissão local do vírus monkeypox, causador da varíola dos macacos, na capital fluminense.

Na noite desta quinta-feira (23), a pasta confirmou mais dois casos na cidade do Rio: são dois homens, de 25 e 30 anos, que não viajaram ao exterior nem tiveram contato com viajantes.

Os pacientes não têm histórico de viagem nem histórico de contato com ninguém que viajou. Sendo assim, se configura transmissão local. Ao todo, são três casos confirmados no município. Rodrigo Prado, Secretário Municipal de Saúde
  

Segundo Prado, os pacientes confirmados com a varíola dos macacos estão em isolamento domiciliar e fazem tratamento dos sintomas.

“Vamos fazer o acompanhamento e monitoramento desses pacientes e dos seus contatos”, afirmou

Leia+: Rio confirma dois novos casos de varíola dos macacos na capital

Leia+: Morador de Maricá é diagnosticado com varíola dos macacos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou à reportagem que, até esta quinta (23), foram realizadas 21 notificações de casos suspeitos de monkeypox (varíola do macaco) no estado do Rio de Janeiro. 

Até o momento, quatro casos foram confirmados (dois pacientes residentes no município do Rio, um paciente residente em Maricá e outro de Londres que chegou ao Rio) e 17 foram descartados.

< Frio e chuva marcam o primeiro final de semana do inverno Milton Ribeiro relata conversa com Bolsonaro: 'Busca e apreensão' <