STF
Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos
Deputado foi condenado por participação na trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (15), que seja iniciada a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), foragido nos Estados Unidos após ser condenado a 16 anos de prisão por participação na trama golpista. A solicitação deverá ser formalizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ramagem foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, deixando o Brasil para morar em Miami, nos Estados Unidos, com o objetivo de fugir do cumprimento da pena. Apesar da condenação, o deputado responde ao processo em liberdade e recorre da decisão.
A saída do país ocorreu mesmo após determinação do STF que o proibia de viajar ao exterior, medida que incluiu a entrega de todos os passaportes nacionais e estrangeiros.
Na decisão desta segunda-feira, Alexandre de Moraes determinou toda a documentação necessária seja enviada e que o pedido de extradição seja feito, incluindo a tradução oficial dos autos para o inglês.
Perda de mandato
Após a confirmação da fuga, a Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada sobre a saída de Ramagem do território nacional.
Com a condenação criminal, o STF também determinou que a Câmara dos Deputados declare a perda do mandato de Alexandre Ramagem. Até o momento, a decisão ainda não foi formalizada pela Mesa Diretora da Casa, porém, a expectativa é de que o assunto seja tratado ainda nesta semana.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




