Luto
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Uruguaio lutava contra um câncer no esôfago

Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica. A informação foi confirmada pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", publicou Yamandú.
Em abril deste ano, Mujica revelou que tinha sido diagnosticado com um câncer no esôfago após fazer um check-up. Na época, ele já convivia com uma doença autoimune que comprometia os rins.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
Dois dias antes da morte de Mujica, Orsi havia comentado sobre a situação de saúde do ex-presidente em entrevista ao jornal argentino Tiempo.
“Estamos tentando protegê-lo e impedi-lo de fazer coisas que possam prejudicá-lo. Algumas das ações recentes parecem tê-lo afetado”, disse.
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou conhecido pelo estilo de vida simples e pelas posições políticas voltadas à esquerda. Yamandú Orsi, atual chefe do Executivo uruguaio, é considerado afilhado político de Mujica.
Governo brasileiro se manifesta
O governo brasileiro lamentou, nesta terça, a morte do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. Em nota oficial, o Itamaraty destacou o papel de Mujica na integração da América Latina e o classificou como “um dos mais importantes humanistas de nossa época”. Leia a nota na íntegra:
"O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto 'Pepe' Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.
Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.
Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou 'Pepe' Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como 'a pessoa mais extraordinária' entre os presidentes com quem conviveu.
O legado de 'Pepe' Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.
Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!