Logo Enfoco


    Susto

    Mulher é internada na UTI após escova progressiva em salão

    Adrielly ainda precisou passar por três sessões de hemodiálise

    Publicado 23/04/2025 às 10:36 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O caso aconteceu no dia 9 de abril
    O caso aconteceu no dia 9 de abril |  Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares

    Uma consultora comercial que esperava apenas realizar um alisamento capilar acabou sendo internada na UTI por sete dias, em estado grave, e precisou passar por três sessões de hemodiálise após sofrer uma reação severa a produtos químicos usados durante um procedimento em um salão de beleza em Fortaleza. Ela recebeu alta na última segunda-feira (21).

    Adrielly Silva, de 32 anos, relata que o caso aconteceu no dia 9 de abril, pouco antes de uma viagem a trabalho. Ela contou que havia ficado oito anos sem alisar o cabelo. “Por estar constantemente viajando a trabalho, decidi alisar novamente para facilitar a rotina. Uma amiga me recomendou o salão, e resolvi ir”, explicou.

    Durante o procedimento de escova progressiva, Adrielly começou a sentir os primeiros sinais de que algo estava errado. Ela relatou uma forte queimação no couro cabeludo e, quando os fios foram pranchados, começou a ter náuseas e a vomitar. Inicialmente, pensou que a indisposição fosse causada pela refeição que havia consumido mais cedo.

    Ainda no salão, a consultora começou a sentir dores intensas nas costas. Ao chegar em casa, tomou um anti-inflamatório por conta própria, sem saber que isso poderia agravar seu quadro. “Nunca imaginei que fosse algo com os meus rins. Achei que fosse um problema na coluna, por ter ficado sentada por tanto tempo”, disse ao portal G1.

    Internação 

    Mesmo se sentindo mal, Adrielly seguiu para uma viagem de trabalho a São Paulo no dia seguinte. No dia 13, com as dores intensificando, a empresa antecipou seu retorno a Fortaleza. Ao desembarcar, foi direto para o hospital, onde recebeu o diagnóstico de insuficiência renal grave.

    O nefrologista que a atendeu foi quem identificou a causa do problema. "Ele começou a me examinar e notou que meu cabelo estava descascando. Perguntou se eu havia feito progressiva, e eu disse que sim. Quando ele me questionou sobre o dia, e eu mencionei que foi na quarta-feira, ele chegou à conclusão de que o problema estava relacionado à escova progressiva", relembra Adrielly.

    Após o diagnóstico, Adrielly passou sete dias internada, a maior parte do tempo na UTI, e precisou de três sessões de hemodiálise. Mesmo após receber alta médixa, ela seguirá em acompanhamento médico para monitorar a recuperação de seus rins. 

    Substância química

    A TV Verdes Mares teve acesso ao boletim médico, que aponta como possível causa da reação adversa a intoxicação por ácido glioxílico, uma substância utilizada em alguns tratamentos capilares. Ela se tornou popular após a proibição do formol pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    No entanto, o uso do ácido glioxílico não é regulamentado pela Anvisa, e essa substância pode causar efeitos colaterais, como os sofridos por Adrielly.

    O urologista Bruno Castelo esclareceu que há uma falsa impressão de segurança em relação ao ácido glioxílico, pois muitas pessoas acreditam que, por não conter formol, ele seja um alisante seguro. No entanto, ele alerta que essa substância pode causar complicações no trato urinário e, em casos graves, levar à insuficiência renal, o que pode exigir sessões de hemodiálise.

    O médico explica que o problema não é uma alergia nem uma reação específica do corpo ao produto, mas sim um efeito adverso. Ele detalha que, devido à lesão no couro cabeludo de Adrielly, o produto foi absorvido pela pele, o que causou as complicações. Segundo ele, qualquer pessoa pode ser afetada dessa maneira.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Brasil & Mundo