Débitos
Não pagou o cartão de crédito? Saiba como negociar a dívida em mutirão
Mais de 160 instituições financeiras participam da ação

Quem tem dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias tem até o próximo dia 30 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa reúne mais de 160 instituições financeiras, além de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
O mutirão oferece condições especiais para quem deseja regularizar débitos em atraso, com descontos, parcelamentos e juros reduzidos. No entanto, financiamentos de veículos, imóveis e motocicletas não fazem parte da ação.
As negociações podem ser feitas de duas formas: diretamente com os bancos participantes, por meio de seus canais oficiais e pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma pública e gratuita que conecta consumidores e empresas para resolver conflitos de consumo.
Para negociar pelo site, é necessário possuir conta nível Prata ou Ouro no Gov.br. Podem ser incluídas dívidas em atraso, sem bens em garantia e não prescritas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o mutirão é uma oportunidade para reorganizar as finanças com condições diferenciadas, incluindo parcelamentos facilitados e taxas reduzidas. Pessoas superendividadas contam com um atendimento especial, feito com o apoio dos Procons, que ajudam na elaboração de um plano de pagamento.
Para conferir se há dívidas em aberto, o consumidor pode consultar o relatório Registrato, disponibilizado pelo Banco Central.
Já quem possui dívidas com empresas não financeiras (como varejo, telecomunicações, universidades ou concessionárias) pode recorrer ao Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos e opções de quitação pela internet ou em agências dos Correios participantes
 
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




