Homenagem
Niterói despede-se de Lô Borges, que já morou em Piratininga
Cantor morreu na noite deste domingo (2)

A Prefeitura de Niterói publicou, em suas redes sociais, uma mensagem de despedida ao cantor e compositor Lô Borges, que faleceu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. No texto, o município lembrou a ligação do artista com a cidade, quando ele morou em Piratininga, na Região Oceânica, durante a criação do icônico álbum Clube da Esquina, e o descreveu como um dos “grandes gênios da música brasileira”.
“Niterói se despede de Lô Borges. A música brasileira perdeu hoje um dos seus grandes gênios. Em 1972, Lô Borges, ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, viveu na Praia de Piratininga, aqui em Niterói, onde nasceu parte do lendário álbum Clube da Esquina, uma das maiores obras de nossa cultura”, diz um trecho da publicação.
Lô Borges morreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estava internado desde o dia 17 de outubro, após sofrer intoxicação por medicamentos. O cantor precisou de ventilação mecânica e, no dia 25, foi submetido a um procedimento de traqueostomia.
Na homenagem, a prefeitura também recordou o retorno do músico à cidade cinco décadas depois, quando se apresentou no Festival Mar Azul, em 2022.
“Cinco décadas depois, em 2022, Lô voltou a Piratininga para um show histórico pelo Festival Mar Azul, emocionando uma multidão que cantou com ele as canções que marcaram gerações. Foi um reencontro de amor entre o artista e a cidade que o inspirou. Hoje, Niterói se despede de um mineiro que escolheu nossa cidade para fazer história na música e que seguirá vivo em cada acorde, em cada esquina, em cada lembrança”, finalizou a prefeitura.
Lô Borges deixa um filho, Luca Borges, de 27 anos, cinco irmãos, Márcio, Telo, Marilton, Nico e Yé, e uma legião de fãs e admiradores.
Quem foi Lô Borges
Natural de Belo Horizonte, Lô Borges foi um dos idealizadores do movimento Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, com quem formou uma parceria histórica. Entre seus maiores sucessos estão canções como "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul" e "Paisagem da Janela", obras que marcaram gerações.
Salomão Borges Filho, nome de nascimento do artista, era o sexto de onze filhos. Cresceu no bairro Santa Tereza, na região leste da capital mineira, e se mudou ainda criança para o centro da cidade durante uma reforma na casa da família, experiência que influenciou sua trajetória musical.
Aos 10 anos, nas escadas do Edifício Levy, na Avenida Amazonas, Lô Borges conheceu Milton Nascimento, encontro que se tornaria decisivo para a formação do Clube da Esquina, em 1960.
O movimento, criado na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, foi considerado uma revolução musical ao misturar gêneros como MPB, rock, jazz, folk e sons clássicos. Desde então, o Clube da Esquina ganhou repercussão em Minas e no Brasil.
O cantor é considerado um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Com mais de 14 álbuns lançados, suas composições foram gravadas por artistas como Elis Regina, Tom Jobim, Skank, 14 Bis, entre outros.
 
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




