Caso MEC

Pastor preso pela PF ameaça: 'Vou destruir todo mundo"

Moura é investigado por pedir proprina em troca de recursos

Ele fez ameaças caso a situação respingue em seus familiares
Ele fez ameaças caso a situação respingue em seus familiares |  Foto: MEC
 

O pastor Arilton Moura, preso durante a Operação Acesso Pago, que investiga a liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC) para municípios em troca de propina, fez ameaças caso a situação respingue em seus familiares.

Em uma conversa com seu advogado, Moura pede que tranquilizem sua esposa e cita uma ameaça logo em seguida ao se referir a sua 'menininha'.

"Eu preciso que você ligue para a minha esposa... Acalme minha esposa... Se der qualquer problema com a minha menininha, eu vou destruir todo mundo", diz o pastor.

O sigilo bancário da filha do pastor, Victoria Camacy Amorim Correia Bartolomeu, foi quebrado devido a uma ordem judicial. Ela havia comprado um carro que foi registrado no nome da mulher de Milton Ribeiro, ex-ministro da educação e também investigado na operação. O valor do veículo foi de R$50 mil.

Leia+: Desembargador manda soltar Milton Ribeiro e pastores presos

Leia+: Milton Ribeiro relata conversa com Bolsonaro: 'Busca e apreensão'

Leia+: Conversa de esposa revela que Milton Ribeiro sabia de operação

Após as declarações do pastor, o delegado federal Bruno Calandrini, responsável por comandar as investigações, afirma que Moura 'possivelmente possui informações sobre os crimes aqui investigados, motivo pelo o qual faz essa ameaça'.

Moura foi preso junto com outro pastor, o Gilmar Santos, e com o ex-ministro da educação Milton Ribeiro, nesta quarta-feira (22). Os pastores têm 45 registros de entrada no palácio do planalto, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022. 

De acordo com um empresário ouvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), Moura pediu cerca de R$100 mil para conduzir um evento do Ministério da Educação para Piracicaba, em São Paulo.

Ambos os pastores não possuíam cargo no MEC, e são acusados de montar um 'balcão de negócios', onde propinas eram cobradas a prefeitos em troca da liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os pedidos dos investigados estavam ouro e diversos favores. 

< Ex-namorado da mãe de Neymar encerra conta no OnlyFans Clube do Catar aceita proposta do Botafogo por James Rodríguez <