Skip to content

Brasil & Mundo

PF encontra mais de 1 mil celulares em presídios do país

Redação | Publicado em:

Ouvir notícia

Ouvir notícia
Divulgação


Uma operação da Polícia Penal Federal, em parceria com as polícias dos estados, apreendeu mais de mil celulares em penitenciárias estaduais do país. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a operação enfraquece o poder de comando de facções criminosas que atuam em presídios.

“Na 2ª fase da Operação Mute, coordenada pelo Ministério da Justiça, foram apreendidos 1.056 celulares em penitenciárias estaduais, enfraquecendo o poder de comando de facções criminosas. Homenageio o trabalho integrado da Polícia Penal Federal com as Polícias dos Estados”, escreveu o ministro neste sábado (16) em uma rede social.

A segunda fase da Operação Mute, deflagrada entre segunda (11) e sexta-feira (15), foi realizada em 106 unidades prisionais dos 26 estados e do Distrito Federal. A ação envolveu 4.384 policiais penais e teve 5.204 celas revistadas.

Conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação é a maior deste tipo realizada no país, devido à quantidade de policiais penais estaduais e federais envolvidos e unidades prisionais estaduais. O objetivo é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

Na primeira fase da operação, foram apreendidos 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Dez deles demostraram possuir rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais.


Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Curiosidades

No topo do MAC! Veja vista que estava escondida há 9 anos em Niterói

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular
Entretenimento

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo
Interior

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo

Esportes

Pai de Neymar é o novo CEO do Santos