Crime

Polícia prende veterinário e interdita clínica com animais mortos

Homem foi autuado pelo crime de maus-tratos no Espírito Santo

 

Um veterinário foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9) no bairro Pontal das Garças, em Vila Velha, no Espírito Santo, após ser acusado de maus-tratos a animais. A clínica veterinária do homem foi interditada por condições insalubres em uma operação da Polícia Civil.

De acordo com a Civil, 17 animais foram encontrados mortos no local, alguns dentro de sacos plásticos. Uma delas foi a cadela Isadora, da raça Bulldog, que foi deixada na clínica pelos donos nesta terça-feira (7) para realizar uma pequena cirurgia.

"A moça da prefeitura entrou em contato com a minha esposa dizendo que o médico havia sido preso e que a cachorra estava em situação precária. Pensamos que a situação é porque ela estaria suja, não que encontraríamos ela morta", disse Marcelo Sousa dos Santos, dono da cadela, ao g1.

A Civil ainda informou que outros 16 animais estavam internados em estado precário na clínica. Um filhote estava preso dentro de uma máquina de lavar. A polícia complementou que o local também tinha um centro cirúrgico em condições sanitárias ruins e diversos medicamentos vencidos.

Cadela foi encontrada dentro de máquina de lavar.
Cadela foi encontrada dentro de máquina de lavar. |  Foto: Divulgação
 

Para o delegado Eduardo Passamani, a situação era desesperadora e o local não tinha condições de funcionar.

Encontramos uma situação grave no local. Era uma situação de horror. Levamos apoio e contamos com o conselho de medicina veterinária para observar as condições do estabelecimento. O local não tinha capacidade para funcionar. Eduardo Passamani, Delegado
  

O veterinário foi autuado pelo crime de maus-tratos. A pena pode variar de dois a cinco anos de prisão. A operação foi realizada pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente com apoio da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos Contra os Animais, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) e a Prefeitura de Vila Velha também participaram da ação. 

< Não erre na hora H: saiba o que não dar no Dia dos Namorados Câmera flagra quadrilha fazendo arrastão em bairro do Rio <