Skip to content

Política

Projeto antecipa restituição do Imposto de Renda

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


imposto renda
Autor do projeto, o senador Randolfe Rodrigues sustenta que restituição antecipada ajuda trabalhadores na crise. Foto: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil



Contribuintes pessoas físicas poderão receber a restituição devida do Imposto de Renda (IR) deste ano em até 15 dias depois do envio da declaração. É o que propõe o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como forma de reduzir o impacto econômico negativo da crise do coronavírus.



Em projeto de lei apresentado por ele (PL 802/2020), limitado à declaração de IR de 2020 (relativa ao ano-calendário 2019), Randolfe chama a atenção para o esforço internacional de combate à pandemia, situação que, na avaliação dele, vai agravar a crise econômica que o Brasil enfrenta há anos.



O senador citou a série de medidas do governo em apoio às empresas em dificuldades, como o adiamento no pagamento de tributos e o acesso ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).



“Os trabalhadores já começam a sofrer as consequências da paralisação da economia e a consequente falta de recursos para suprir suas necessidades imediatas, e mais, com a expectativa de que tudo vai piorar em curto espaço de tempo. Por isso, são necessárias medidas de impacto imediato”, argumenta.



Segundo o senador, por tratar-se de antecipação, a restituição automática não gera custo adicional ao governo. No entanto, conforme ressalva o texto do projeto de lei, a restituição não tirará da Receita Federal o direito de exigir a devolução de valores indevidos.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

A Dona do Pedaço retorna à Globo em novembro pelo Vale a Pena Ver de Novo
Entretenimento

‘A Dona do Pedaço’ retorna à Globo no lugar de Avenida Brasil; confira a data

Mãe de Zico vai virar nome de logradouro em Quintino
Rio

Mãe de Zico, Dona Mathilde recebe homenagem e vira nome de logradouro em Quintino, no Rio

Maquininhas serão obrigadas a aceitar vales refeição e alimentação em novembro
Brasil & Mundo

Vale-refeição e vale-alimentação passarão a valer em qualquer maquininha habilitada

Senado pauta votação da PEC da Segurança Pública
Brasil & Mundo

Senado marca votação da PEC da Segurança Pública