Escândalo
Prefeito de Mangaratiba agride indígena e é ameaçado; veja vídeo
Cidade não tem reserva indígena
O prefeito da cidade de Mangaratiba, Alan Campos, foi flagrado em uma discussão com pessoas indígenas na manhã da última terça-feira (14). Posteriormente, um dos índios o ameaçou com uma flecha.
A denúncia foi feita inicialmente pelo movimento dos indígenas que acreditam ter direito sobre o que chamam de Território Cunhambebe Pindorama. Ela ganhou força após o compartilhamento da influente indígena Karibuxi nas redes sociais:
⚠️ DENÚNCIA ⚠️
— Karibuxi #MarcoTemporalNão (@Karibuxi) June 14, 2022
Hoje 14/06, por volta das 10h, mais uma vez o prefeito Alan Campos da Costa, mais conhecido como Alan Bombeiro, prefeito da cidade de Mangaratiba (RJ), usou da prerrogativa de prefeito para agir com truculência em território sagrado. Agrediu fisicamente uma + pic.twitter.com/avUqydBitV
Alan estava no local para cumprir uma ordem judicial no Parque Estadual Cunhambebe, invadido no último 13 de maio. A cidade não possui reserva para povos indígenas.
A Prefeitura de Mangaratiba alega que o vídeo foi cortado e que ele havia sido ameaçado antes. A administração municipal enviou um outro vídeo que comprovaria o fato.
No entanto, a ameaça aconteceu somente depois do empurrão em uma mulher indígena. Ele já estava deixando o local sem sucesso quando foi chamado de ladrão. Irritado com a acusação, ele voltou ao local e questionou quem o havia acusado.
No vídeo divulgado pela própria comunidade indígena é possível perceber que um indío estava ameaçando-o verbalmente: ''Daí para trás'', e o prefeito dizia: ''Larga essa flecha''.
No vídeo divulgado pela Prefeitura de Mangaratiba, é possível observar o índio que estava falando com o prefeito. Ele estava segurando um arco e uma flecha.
Confira a nota da prefeitura na íntegra
- O vídeo que está circulando nas redes sociais foi gravado enquanto o Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa, cumpria uma ordem judicial no Parque Estadual Cunhambebe, invadido no último 13 de maio. A gravação está cortada e não mostra o contexto atual da situação. No momento da gravação, que está sendo veiculada de forma editada, o prefeito apenas se defende após ser ameaçado e caluniado. No vídeo completo, que segue em anexo, é possível conferir que um dos invasores do Parque Estadual Cunhambebe o ameaça com um arco e flecha.
- No momento da gravação, além de cumprir uma decisão judicial, o Prefeito e as equipes da prefeitura estavam checando uma denúncia sobre a abertura ilegal de uma estrada dentro da área de proteção do Parque.
- É importante frisar que de acordo com nota emitida pela FUNAI, a ocupação realizada no Parque Estadual Cunhambebe não é legitimamente indígena. Além disso, a própria justiça já reconheceu que se trata de uma invasão de terras por um grupo de cidadãos civis que se autointitulam índios.
- Desde da invasão do Parque Estadual do Cunhambebe, o prefeito vem buscando uma solução pacífica junto aos grupos organizados e aos órgãos competentes para resolver a questão. Neste período, o executivo provocou entidades federais e estaduais, porém não obteve nenhum retorno. Apenas a FUNAI se manifestou.
- Diante a ineficiência de órgãos competentes, o executivo municipal requereu e obteve da justiça no último dia 10/06, em decisão liminar, o direito de tomar as medidas administrativas necessárias para conter os impactos da ocupação. Vale lembrar que os invasores estão ocupando e construindo edificações em área de proteção ambiental e acarretando diversos impactos sanitários, ambientais, sociais e de segurança para o município.
- A Prefeitura ainda informa que não há clima de confilto na cidade.
- Por fim cabe ressaltar que também não há demarcação de terras indígenas em Mangaratiba e que a atitude dos invasores caracteriza-se como grilagem de terras. Todas as medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.
Att,
Secretaria de Comunicação PMM.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!