Escândalo

Prefeito de Mangaratiba agride indígena e é ameaçado; veja vídeo

Cidade não tem reserva indígena

Situação repercutiu nas redes sociais
Situação repercutiu nas redes sociais |  Foto: Reprodução
  

O prefeito da cidade de Mangaratiba, Alan Campos, foi flagrado em uma discussão com pessoas indígenas na manhã da última terça-feira (14). Posteriormente, um dos índios o ameaçou com uma flecha. 

A denúncia foi feita inicialmente pelo movimento dos indígenas que acreditam ter direito sobre o que chamam de Território Cunhambebe Pindorama. Ela ganhou força após o compartilhamento da influente indígena Karibuxi nas redes sociais:

Alan estava no local para cumprir uma ordem judicial no Parque Estadual Cunhambebe, invadido no último 13 de maio. A cidade não possui reserva para povos indígenas.

A Prefeitura de Mangaratiba alega que o vídeo foi cortado e que ele havia sido ameaçado antes. A administração municipal enviou um outro vídeo que comprovaria o fato.

  

No entanto, a ameaça aconteceu somente depois do empurrão em uma mulher indígena. Ele já estava deixando o local sem sucesso quando foi chamado de ladrão. Irritado com a acusação, ele voltou ao local e questionou quem o havia acusado.

No vídeo divulgado pela própria comunidade indígena é possível perceber que um indío estava ameaçando-o verbalmente: ''Daí para trás'', e o prefeito dizia: ''Larga essa flecha''.

No vídeo divulgado pela Prefeitura de Mangaratiba, é possível observar o índio que estava falando com o prefeito. Ele estava segurando um arco e uma flecha.

Combinação de arco e flecha, tradicional arma indígena
Combinação de arco e flecha, tradicional arma indígena |  Foto: Reprodução/Prefeitura de Mangaratiba
  

Confira a nota da prefeitura na íntegra

- O vídeo que está circulando nas redes sociais foi gravado enquanto o Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa, cumpria uma ordem judicial no Parque Estadual Cunhambebe, invadido no último 13 de maio. A gravação está cortada e não mostra o contexto atual da situação. No momento da gravação, que está sendo veiculada de forma editada, o prefeito apenas se defende após ser ameaçado e caluniado. No vídeo completo, que segue em anexo, é possível conferir que um dos invasores do Parque Estadual Cunhambebe o ameaça com um arco e flecha.

- No momento da gravação, além de cumprir uma decisão judicial, o Prefeito e as equipes da prefeitura estavam checando uma denúncia sobre a abertura ilegal de uma estrada dentro da área de proteção do Parque. 

- É importante frisar que de acordo com nota emitida pela FUNAI, a ocupação realizada no Parque Estadual Cunhambebe não é legitimamente indígena. Além disso, a própria justiça já reconheceu que se trata de uma invasão de terras por um grupo de cidadãos civis que se autointitulam índios. 

- Desde da invasão do Parque Estadual do Cunhambebe, o prefeito vem buscando uma solução pacífica junto aos grupos organizados e aos órgãos competentes para resolver a questão. Neste período, o executivo provocou entidades federais e estaduais, porém não obteve nenhum retorno. Apenas a FUNAI se manifestou. 

- Diante a ineficiência de órgãos competentes, o executivo municipal requereu e obteve da justiça no último dia 10/06, em decisão liminar, o direito de tomar as medidas administrativas necessárias para conter os impactos da ocupação. Vale lembrar que os invasores estão ocupando e construindo edificações em área de proteção ambiental e acarretando diversos impactos sanitários, ambientais, sociais e de segurança para o município. 

- A Prefeitura ainda informa que não há clima de confilto na cidade. 

- Por fim cabe ressaltar que também não há demarcação de terras indígenas em Mangaratiba e que a atitude dos invasores caracteriza-se como grilagem de terras. Todas as medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.

Att,

Secretaria de Comunicação PMM.

< Vasco comunica pedido à CBF por novo jogo no Maracanã Prédio atingido por torre d'água é interditado na Zona Oeste <