Chuvas

Queiroga diz que tragédia em Recife pode ter mais de 70 mortes

Mais de 1,3 mil pessoas estão desabrigas

Não há estimativa oficial de desaparecidos.
Não há estimativa oficial de desaparecidos. |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
 

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, disse que o número de mortos na tragédia em Recife pode ultrapassar de 70. Até agora, as autoridades já contabilizaram 35 óbitos, vítimas da tempestade que atinge a região desde a segunda-feira (23).

Além de Queironga, os ministros Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania) chegaram em Pernambuco na manhã deste domingo (29) para avaliar o resultado  da tempestade no estado. Desde quarta-feira (25), mais de 1,3 mil pessoas estão desabrigadas e não há estimativa oficial de desaparecidos.

De acordo com Daniel Ferreira, serão liberados R$ 2,5 milhões em assistência às localidades afetadas pelas chuvas. Os recursos serão destinados aos dois municípios mais impactados: Rio Largo e São Miguel dos Campos, em Alagoas.

João Campos, prefeito de Recife, orientou os moradores, especialmente os que vivem em áreas de risco, a procurarem locais seguros. Segundo o chefe do executivo, foram mobilizados mais de 3 mil servidores para atuarem de plantão. A prefeitura enviou alerta via SMS a 32 mil famílias que moram em pontos de risco.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fez sobrevoo sobre cidades atingidas pelas chuvas. Segundo ele, todos os municípios com áreas de risco foram contatados para que providenciem abrigos.

O governo pernambucano antecipou a formatura e nomeou 92 bombeiros, que se juntam à tropa e vão auxiliar nos resgates com a Defesa Civil já a partir deste domingo (29).

O estado conta com a ajuda de equipes de diferentes regiões, entre elas, o Rio de Janeiro, que enviou 16 agentes para auxiliar no trabalho emergencial. Os agentes, capitaneados pelo subsecretário de Defesa Civil, coronel Rodrigo Gonçalves, embarcaram na noite deste sábado (28). 

< Passageira morre após ser atropelada por trem no Rio Sertanejos têm shows cancelados após polêmica em contratos públicos <