Descanso
Saiba quais são os próximos feriados de 2025
Após o Dia do Trabalhador, ainda restam seis folgas

Nesta quinta-feira, dia 1º de maio, os trabalhadores de todo o Brasil terão um merecido descanso em comemoração ao Dia do Trabalhador, um feriado que tem raízes históricas profundas.
A data remonta a uma greve operária nos Estados Unidos, durante a Revolução Industrial, em que os trabalhadores lutaram por condições melhores de trabalho e pela jornada de 8 horas diárias.
Hoje, é um dia que simboliza a conquista dos direitos trabalhistas em muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Inclusive, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no dia 2 de maio. A decisão considera o feriado do Dia do Trabalhador (1º). O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (30).
As cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio também anunciaram que haverá ponto facultativo nas repartições públicas, um dia após o feriado, com exceção dos serviços essenciais, como segurança, saúde e atendimento demais indispensáveis à população.
Quais são os próximos feriados?
Após o Dia do Trabalhador, ainda restam seis feriados em 2025. Dois deles caem em quintas-feiras, o que permite que os trabalhadores emendem o feriado com a sexta-feira e o final de semana, dependendo da decisão de cada empresa. Esses feriados são:
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro: Natal
Além desses, o ano ainda conta com quatro feriados que caem no final de semana, dando a chance para que as pessoas aproveitem o descanso de forma prolongada:
- 7 de setembro: Independência do Brasil
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro: Finados
- 15 de novembro: Proclamação da República
Além dos feriados nacionais, é importante lembrar que os municípios e estados podem determinar feriados locais. Um exemplo é o Corpus Christi, que é considerado ponto facultativo em muitos lugares, permitindo que os trabalhadores decidam se querem ou não descansar nesse dia. A decisão depende da política de cada cidade ou estado.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!