Astronomia

Tempestade de meteoros poderá ser vista no Brasil ainda em maio

Evento costuma chamar a atenção de observadores

Evento poderá ser melhor visto na América da Norte
Evento poderá ser melhor visto na América da Norte |  Foto: Pixabay
 

O mês de maio se aproxima do fim, mas antes da chegada de junho, ainda dá tempo de ver uma linda cena no céu. De acordo com previsões, haverá uma chuva de meteoros que poderá ser vista no Brasil na madrugada da próxima terça-feira (31). 

Segundo especialistas, a expectativa é que a partir de 2h15 da manhã, pessoas em diversos pontos do país possa observar o fenômeno. Em uma hora, podem cair milhares de meteoros. O evento poderá ser melhor visto na América do Norte. 

De acordo com o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais, uma chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas.

Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita. Fenômenos astronômicos, como eclipses, costumam chamar a atenção das pessoas.

< Cantor sertanejo morre com família em acidente de trânsito Camila Loures lamenta morte da cachorrinha Sandy <