Temporariamente
Toyota suspende produção no Brasil após chuva destruir fábrica
Temporal atingiu São Paulo nesta segunda-feira (22)

A Toyota paralisou temporariamente suas operações no Brasil após a forte tempestade registrada na última segunda-feira (22). O temporal atingiu a fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, responsável pela produção de motores, e causou danos que impactaram a linha de produção.
Com a paralisação em Porto Feliz, as unidades de Indaiatuba e Sorocaba, que dependem do fornecimento de motores dessa planta e também ficam no interior paulista, tiveram de suspender suas atividades.
“Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP)”, disse a montadora, em nota.
Após suspender parte de suas operações, a Toyota informou que está negociando com os funcionários a possibilidade de adotar o layoff, que consiste na suspensão temporária do contrato de trabalho. Durante esse período, os empregados não prestam serviços e deixam de receber o salário integral, mas o vínculo com a empresa permanece ativo.
A decisão sobre a proposta caberá aos trabalhadores da unidade de Sorocaba (SP), que participam de uma assembleia virtual a partir desta sexta-feira (26). A votação seguirá aberta até o dia 28.
Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos da região de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva declarou que a montadora se comprometeu a preservar os postos de trabalho em Porto Feliz, garantindo também a manutenção dos benefícios já acordados.
A Toyota afirmou que as propostas serão submetidas à apreciação dos trabalhadores nos próximos dias e, se aprovadas, entrarão em vigor de maneira emergencial.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!