Saúde

Vacinas bivalentes contra a Covid são aprovadas pela Anvisa

Imunizantes protegem contra o vírus original e a nova variante

Apesar da campanha acontecer em todo o estado, o governo permanece distribuindo as doses somente para os públicos-alvos
Apesar da campanha acontecer em todo o estado, o governo permanece distribuindo as doses somente para os públicos-alvos |  Foto: Marcelo Tavares
  

A Anvisa aprovou para uso emergencial duas vacinas chamadas bivalentes da Pfizer, durante reunião nesta terça (22). Os imunizantes protegem contra a Ômicron e outras subvariantes e serão aplicados em maiores de 12 anos como dose de reforço. 

As vacinas bivalentes só poderão ser aplicadas três meses após a última dose de reforço. O Ministério da Saúde, que recentemente comprou mais de 100 milhões de vacinas da empresa da farmacêutica, deverá efetuar agora a compra das vacinas bivalentes.  

Vale lembrar que os números de casos de Covid têm aumentado nos últimos meses, o que levou a Agência a recomendar também o retorno da obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões para evitar o contágio ainda maior da doença. 

Leia+: Uso de máscaras se torna obrigatório em aeroportos e aviões

Leia+: Niterói volta recomendar máscaras em ônibus

A Ômicron, nova variante da Covid, já está no Rio. Ela é mais contagiosa, mas também mais branda e menos mortal. Aqueles que já tomaram as doses de vacinas da Covid também estão mais protegidos contra a doença, por isso, é importante tomar todas as doses de reforço necessárias para a sua faixa etária.  

< Oi, sumido! Bolsonaro volta ao Planalto após 20 dias Mulher é encontrada morta em cima de cama em SG; polícia investiga <