Brasil & Mundo

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil em alerta amarelo

Imagem ilustrativa da imagem Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil em alerta amarelo
|  Foto: Foto: Google Weather
Localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano, o vulcão estava adormecido há décadas. Foto: Google Weather

O vulcão Cumbre Vieja deu sinais de atividades sísmicas e reacendeu a discussão de possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira. De acordo com o portal MetSul, o maior impacto seria sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

O alerta emitido pelo governo espanhol nesta quinta-feira (16) indica que não há certeza de abalos, mas que o cuidado se estende para os próximos dias ou semanas. Localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano, o vulcão estava adormecido há décadas.

https://twitter.com/IGNSpain/status/1438537864334168070

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão. Além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, a intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3, nos últimos dias.

< Morto após ser baleado e não buscar socorro no Complexo do Salgueiro Otávio Almeida solta a 'voz de ouro' no Teatro Municipal de SG nesta sexta <