Prevenção

Acidente na Alameda: área de escape evitaria tragédias

Implantação de sistema já foi apresentado pela Câmara

Acidente desta sexta envolveu 12 veículos e deixou nove feridos
Acidente desta sexta envolveu 12 veículos e deixou nove feridos |  Foto: Péricles Cutrim
 

O grave acidente na descida da Caixa D'Água, na Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói, na manhã desta sexta (17), poderia ter sido evitado. É que em 2021, após outro grave acidente envolvendo diversos veículos e com registro de morte, a Câmara de Vereadores enviou uma indicação (sugestão) legislativa à Prefeitura de Niterói que solicitando ao Governo do Estado a realização de uma obra para implantação na extensão do acostamento da RJ-104 de uma área de escape, equipamento similar aos utilizados em diversas regiões do país, em especial nos trechos de declives das serras. 

De acordo com o vereador Renato Cariello, é nítida a necessidade de se buscar alternativas para redução de acidentes como o que aconteceu nesta sexta. 

 “É sabido que esse trecho não é classificado como serra, mas se assemelha a uma, devido ao seu grau de inclinação. Vale ressaltar também que o trecho de declive termina em uma área urbana, de grande movimento de carros e pedestres, colocando em risco nossa população”, justificou Cariello no documento. 

Leia +: Caminhão perde o controle e causa grave acidente em Niterói

Veja fotos do acidente que deixou rastro de destruição em Niterói

Na  indicação legislativa, o vereador ainda explicou como seria o equipamento. "Esse tipo de área de escape consiste em uma caixa, cheia de cascalho, pedregulho, pedras britas, argila expandida (cinesita) ou outros tipos de materiais. Quando um veículo sem freio acessa esse local, as rodas afundam rapidamente, e a parte inferior do veículo, como eixos, suspensão e chassi passam a ter atrito com o material da caixa, provocando sua parada em poucos metros". 

De acordo com o pedido do vereador, a área de escape deveria ser instalada exatamente no trecho da RJ-104, compreendido entre a Rua Makenzie e Rua Teixeira de Freitas, aproximadamente 160 metros, no sentido Rio de Janeiro da via. 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) disse que "não foi demandado pelo município sobre a proposta de implantação de área de escape"
A Prefeitura de Niterói não informou como está o andamento do pedido. 

Seis ACIDENTES EM QUATRO ANOS 

Pelo menos seis acidentes com caminhões ocorreram no mesmo local desde 2019. Um histórico com cinco deles também está na indicação legislativa que o vereador Renato Cariello enviou à Prefeitura de Niterói.

As datas das colisões registradas no documento foram as seguintes: 11 de fevereiro e 11 de dezembro de 2019; 06 de fevereiro e 20 de abril de 2020 e 06 de julho de 2021, este último inclusive com registro de morte. 

No ano passado, em julho do ano passado, foi registrado mais um acidente semelhante. 

Leia +: Caminhão perde freio e veículo tomba no Fonseca em Niterói

Leia +: Acidente na Alameda São Boaventura em Niterói tem-morte e feridos

< Causa animal é pauta em debate no Palácio Guanabara Mega-Sena: prêmio deste sábado chega a R$ 45 milhões <