Cidades

Agricultores familiares de São Gonçalo poderão abastecer escolas

Imagem ilustrativa da imagem Agricultores familiares de São Gonçalo poderão abastecer escolas
A Feira de Agricultura Familiar de São Gonçalo conta atualmente com 12 barracas. Foto: Ascom/PMSG

Para conhecer melhor o trabalho dos agricultores familiares de São Gonçalo e acompanhar o que está sendo feito, agentes da Prefeitura visitaram a Feira de Agricultura Familiar, na manhã desta terça-feira (8), na Rua Salvatori, no Centro. O objetivo foi informar aos agricultores sobre a chamada pública para abastecer as unidades de ensino, que está para acontecer nas próximas semanas.

O grupo, formado por representantes do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho e da comissão temporária para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, verificou a qualidade de todos os produtos que estão sendo comercializados na feirinha, além de tirar todas as dúvidas sobre a produção, material e etc.

Durante o encontro, os agricultores familiares puderam entender como irá funcionar o chamamento público, que irá contemplar as escolas municipais com os produtos produzidos por eles, em 2021.

Segundo o coordenador do Departamento de Alimentação Escolar, Salvador Augusto, todas as escolas irão receber a parte do hortifrutti dos agricultores familiares, pois isso é um plano de ação nacional.

“Nós temos o objetivo de ajudar a produção dos alimentos naturais, além de incentivar o trabalho dos agricultores familiares”, afirma.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias e pequenos agricultores. A colheita dos produtos serve de alimento para eles e, ainda, para o consumo de parte da população. É ainda uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, onde dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.

Qualquer agricultor pode participar desta ação com as escolas, mas a prioridade é para aqueles que sejam residentes no município de São Gonçalo.

Feira

A Feira de Agricultura Familiar de São Gonçalo conta atualmente com 12 barracas, garantindo oportunidade de renda para os produtores rurais da cidade. No último mês, os expositores receberam tendas padronizadas, uniformes e crachás de identificação.

Quem passa pelo local pode aproveitar para comprar produtos livres de agrotóxicos, como frutas, verduras, legumes e hortaliças, à disposição da população sempre às terças e sextas-feiras, das 8h às 13h.

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Valéria Dias, ressalta que o governo tem mantido diálogo constante com a categoria, ouvindo as reais necessidades de cada um.

"Isso faz com que o agricultor se sinta respeitado e prestigiado pelo poder público municipal, pois está sendo ouvido. E foi através deste método de trabalho que avançamos", explica.

< Assaltantes são presos após ataque à loja de São Gonçalo Foragido por estupro de vulnerável é preso em Maricá <