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    Farmácias e supermercados autuados por irregularidades na Baixada

    No total, 12 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados

    Publicado 29/05/2025 às 18:01 | Autor: Enfoco
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    Diversos produtos irregulares foram encontrados durante a fiscalização
    Diversos produtos irregulares foram encontrados durante a fiscalização |  Foto: Divulgação / Sedcon

    Doze estabelecimentos (sendo duas lojas de pneus, quatro farmácias e seis supermercados) localizados em Nova Iguaçu e Nilópolis, ambos na Baixada Fluminense, foram autuados nesta terça-feira e quarta-feira (27 e 28) por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon Estadual (Procon RJ) após descumprirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    De acordo com o Procon, os estabelecimentos comerciais, cujos nomes não foram divulgados, foram alvo de fiscalização após denúncias de consumidores. 

    Nas farmácias, os fiscais encontraram irregularidades como forma incorreta na divulgação dos preços e ausência de preço em alguns produtos. As lojas também foram autuadas pela prática de coleta do CPF do consumidor com a justificativa de concessão de desconto sem a devida informação sobre a finalidade, forma e duração dos dados pessoais coletados, violando o CDC.

    Nos mercados, foram encontrados cerca de 610 quilos de alimentos impróprios para consumo (entre vencidos e/ou sem a etiqueta de manipulação e validade), além da comercialização de cigarros eletrônicos (proibida pela Anvisa), além de problemas estruturais como chão rugoso, pisos quebrados e ralos inadequados.

    Por fim, nas lojas de pneus, os agentes encontraram produtos e serviços sem indicação de valor e ausência do cartaz 151. Em uma delas, 35 frascos de fluido para transmissão com rótulos em outro idioma. Foi determinada a devolução dos produtos ao fornecedor.

    Para o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, é muito importante que a população denuncie o que encontrar de errado.

    "As fiscalizações foram motivadas por uma série de reclamações que recebemos tanto nos canais de atendimento da Secretaria como do Procon. Este ano o Código de Defesa do Consumidor completa 35 anos e é inadmissível que os estabelecimentos ainda o desrespeitem", comentou o secretário.

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