Mobilidade

Cadê os ônibus de Niterói? Terminal vazio na madrugada gera queixas

Problema estaria ocorrendo desde a última segunda-feira (18)

Registro foi feito por um usuário na madrugada desta terça-feira (19)
Registro foi feito por um usuário na madrugada desta terça-feira (19) |  Foto: Colaboração/Othon Antunes
 

A falta de ônibus no período da madrugada tem causado prejuízos aos moradores de Niterói que precisam chegar e sair de casa durante o período. É que, segundo relatos, desde a última segunda-feira (18), não existe transporte a partir da 0h e o problema estaria persistindo até o início da manhã.

"Acabou ônibus da Pendotiba depois de meia-noite. E nós que trabalhamos e saímos tipo 1 ou 2 da manhã não temos mais como vir pra casa. Temos que organizar um protesto", disse a moradora da Região Oceânica, Liana Cristina, pelas redes sociais.

Um outro usuário identificado apenas como Wilian precisou pegar carona de carro com um vizinho para conseguir trabalhar na segunda. Morador de Jurujuba, na Zona Sul, disse à reportagem que, assim como ele, usuários de bairros vizinhos como São Francisco e Charitas também estão sendo afetados. 

"Eu fiquei no ponto de ônibus aqui em Jurujuba às 3h30 da manhã e não apareceu nenhum ônibus. Eu mesmo liguei para a empresa Miramar e me falaram que realmente não tem mais ônibus rodando na madrugada de Jurujuba para o Centro e vice-versa. A gente aqui tinha pelo menos um ônibus indo e voltando pro Centro entre meia-noite até às 4h30 da manhã. Só que sequer pensam nas pessoas que trabalham na madrugada", lamentou.

O usuário Othon Antunes teve dificuldades para pegar um ônibus no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, na madrugada desta terça-feira (19). Ele fez foto de uma baia vazia por volta de 1h50 da madrugada. "Soube por um motorista que todas as linhas de Niterói que rodavam de madrugada, pararam de rodar. Ordem das empresas", lamentou.

Ainda na área da pista de rolamento destinada ao embarque e desembarque de passageiros do transporte público, ele disse: "Nenhum ônibus de Niterói rodando".

Procurado pela reportagem, nesta quarta-feira (20), o funcionário de uma empresa com linhas que rodam entre Centro x Zona Sul de Niterói disse que as empresas cumprem ordens do Consórcio Transoceânico. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, por sua vez, disse ao ENFOCO que as empresas que integram os consórcios que operam no município não estão autorizadas a reduzir a quantidade de ônibus no período da madrugada.

No entanto, há diversas denúncias de passageiros que não estão conseguindo acessar linhas como 46, 48, 39, 36, 44 e 33.

"Muita sacanagem com o povo. Temos que botar a boca no trombone e exigir mais ônibus, se não tem, deixa outra empresa entrar e acaba com este monopólio que existe aqui há anos. Falaram que iriam melhorar a situação dos ônibus, tudo mentira, cada dia que passa está pior", relatou Regina Dias em uma publicação.

A cabeleireira Ivanete Alves também reclamou do cenário. "Um absurdo. Trabalhadores de buffet que vêm de São Gonçalo têm muitas dificuldades pra voltar pra casa. Os ônibus param de rodar esse horário. Nunca vi isso aqui em Niterói. O aplicativo Moovit dá os horários e não aparece nenhum ônibus depois de 0h", afirmou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Niterói afirma que irá reforçar a fiscalização no local. "Se for verificada a redução, os consórcios serão multados", garantiu.

Já o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) que atende ao menos 29 empresas de ônibus de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá, sua atual base territorial de representação, ainda não se posicionou sobre a situação.

< Esposa de Stenio Garcia sai de casa após ser massacrada pela web Morre Edy Glamour, maquiador e cabeleireiro de celebridades <