Obras

Caos e queixas no 1º dia de interdições no trânsito de Icaraí

Nittrans montou esquema de desvios para motoristas

O trecho ficará interditado até o dia 19 de julho, sempre das 10h às 17h
O trecho ficará interditado até o dia 19 de julho, sempre das 10h às 17h |  Foto: Lucas Alvarenga
 

O primeiro dia de interdição da Avenida Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, foi marcado por reclamações de motoristas que passam pelo local. É que a partir desta quarta-feira (6) foram iniciadas as obras de retirada da laje do leito do rio que divide a via. O trecho ficará interditado até o dia 19 de julho, sempre das 10h às 17h.  

"Agora você me diz, porque eles não fizeram isso no período das férias? Seria bem melhor até mesmo durante a noite. Isso é só para prejudicar a vida do motorista. É muito fácil estar atrás de uma mesa, sem saber a situação que está acontecendo aqui com a população", reclamou o motorista de ônibus escolar Antônio de Assis.

Leia+: Interdição no trânsito de Icaraí por conta de obra emergencial

No trecho da obra, a reportagem flagrou um funcionário da Prefeitura de Niterói retirando o bloqueio somente para moradores passarem com os seus veículos.

Mas mesmo assim, alguns deles não sabiam para qual sentido seguiam. Este foi o caso de Valéria Uchôa, que pensava que podia trafegar no sentido da praia.

"Fiquei perdida sem saber para qual direção podia ir, agora vou ter que voltar para o outro lado já que a retroescavadeira está no meio da via", contou.

  • Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
    Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
  • Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
    Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
  • Obra é para retirada da laje do leito do rio que divide a Ary Parreiras
    Obra é para retirada da laje do leito do rio que divide a Ary Parreiras
  • Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
    Motoristas enfrentam engarrafamento no trecho
 

O motorista de aplicativo Diego Aguiar se surpreendeu com o trânsito caótico que enfrentou desde a saída do túnel que liga o bairro de Icaraí a São Francisco. O percurso que ele fazia em 5 minutos, segundo ele, demorou mais que o dobro. 

"Já estou há mais de 29 minutos nesse trajeto. Meu Deus! Por que decidiram fazer isso a essa hora? É uma hora de grande movimentação de veículos, ainda mais que tem escolas na região", disse.

Enquanto trafegavam, alguns motoristas reclamavam com funcionários da obra. Morador da região, o engenheiro Paulo Coutinho disse que faltou comunicação, e que com isso, precisou usar grupos de moradores para poder fazer o anúncio.

"Eu comecei a divulgar nos grupos de moradores porque muitos não estavam sabendo dessa obra com interdição. Esse é um tipo da obra que foi inesperada, mas isso não implica, poderia ter um planejamento de trânsito e boa comunicação", contou.

Pedestres ainda não sabiam onde pegar os ônibus na região, como foi o caso da doméstica Lilian Santos, que queria voltar para casa. 

"Estou querendo ir para o Barreto e não sei onde posso pegar o ônibus 61", disse.

Em março, a praça Dom Carlos Alberto Navarro, construída em cima do canal Ary Parreiras, desabou assustando moradores próximos. A área de lazer foi alvo de denúncias por conta do aparecimento de rachaduras e acabou interditada pela Prefeitura de Niterói.

Leia+: Com rachaduras, praça é interditada na Zona Sul de Niterói

Leia+: Praça construída em cima de canal desaba na Zona Sul de Niterói

Interdição 

A partir desta quarta-feira (6), a Avenida Ary Parreiras ficará interditada ao trânsito, no trecho compreendido entre a Rua Ator Paulo Gustavo e a Avenida Jornalista Alberto Torres para realização da obra. O trecho ficará interditado até o dia 19 de julho, sempre das 10h às 17h.  

De acordo com a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), está proibido o estacionamento de veículos na Rua Paulo Gustavo, entre as Av. Ary Parreiras e a Rua Comendador Queiroz, em toda a extensão da Alameda João Batista, Rua Comendador Queiroz e Rua Estado de Israel. A proibição está valendo durante o período de interdição.

Desvios

Os veículos leves e de passeio deverão acessar a Rua Ator Paulo Gustavo e a Rua Comendador Queiroz para acessar a Praia de Icaraí. De lá, o motorista que desejar retornar para a Praia de Icaraí sentido Estrada da Fróes deverá seguir até a Rua Lopes Trovão, entrar na Rua Tavares de Macedo e após entrar na Rua Gen. Pereira da Silva para cruzar a Praia de Icaraí.

Já o motorista que vier pela Praia sentido Fróes, e quiser retornar para o sentido Centro, poderá utilizar o acesso criado ao final da faixa reversível, na altura da Rua Mariz e Barros.

As linhas de ônibus que acessam a praia de Icaraí pela Av. Ary Parreiras deverão entrar na Rua Jornalista Irineu Marinho e seguir para a Av. Ary Parreiras para acessar a Praia de Icaraí. De lá, os ônibus deverão seguir pela faixa reversível implantada na Av. Jornalista Alberto Torres até a altura da Rua Mariz e Barros, onde poderão retornar a pista sentido Centro.

< Ônibus do Rio registram mais de 900 autuações Botafogo mira cinco novos alvos e quer dar 'chapéu' no Flamengo <