Cidades

Cemitérios de Niterói e São Gonçalo se preparam para o Dia de Finados

Imagem ilustrativa da imagem Cemitérios de Niterói e São Gonçalo se preparam para o Dia de Finados
Cemitérios de Niterói irão oferecer missas para a população. Foto: Arquivo Enfoco/ Pedro Conforte

Os cemitérios localizados no município de Niterói terão uma programação especial para o Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). Familiares, que pretendem homenagear seus entes queridos, poderão comparecer a missas em cemitérios municipais e particulares.

De acordo com a direção do Cemitério do Maruí, localizado na rua General Castrioto, no Barreto, o local irá oferecer quatro missas durante o dia: 8h, 10h, 14h e 16h. O Arcebispo do município, Dom José Francisco Rezende Dias, irá comandar uma das missas, com horário ainda não confirmado. A Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição, também localizada no Barreto, irá oferecer uma missa às 11h para as pessoas interessadas em prestar homenagens aos familiares enterrados no local.

O cemitério Parque da Colina, localizado na Estrada Francisco Nunes da Cruz, em Pendotiba, também irá oferecer quatro missas para a população: às 9h com o pastor Valdir Brasil; às 10h com o padre Josiel da Silva Azeredo; às 16h com o padre Paulo Kolwacsky; e o encerramento será novamente com o padre Valdir Brasil, às 17h. Segundo a direção, a celebração será realizada em uma tenda ao ar livre e as pessoas precisam usar máscara de proteção para permanecer no local.

Já o Cemitério Municipal São Lázaro, em Itaipu, na Região Oceânica, informou que ainda não há programação para o feriado. Procurado, o Cemitério Municipal São Francisco Xavier, em São Francisco, ainda não se pronunciou.

A Prefeitura de Niterói informou que montou um planejamento para receber as famílias que irão para os três cemitérios municipais no Dia de Finados. Segundo o Executivo, eles estarão abertos das 8h às 18h e a expectativa é que a frequência de pessoas neste ano seja maior do que em 2020, por causa das novas diretrizes do Programa Novo Normal Niterói. De acordo com a nota, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou serviços de capina e varrição nos três cemitérios.

Trânsito em Niterói

A Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) também programou uma Operação Especial em busca de facilitar o acesso das pessoas aos cemitérios. No Barreto será proibido parar e estacionar na Rua Galvão entre meia-noite e 18h da próxima terça (2). Segundo a Prefeitura, a Rua General Castrioto terá a mão invertida e o fluxo irá para a Rua Dr. Luiz Palmier, das 5h às 18h.

A Travessa Valença será totalmente interditada ao trânsito e a Rua General Castrioto ficará interditada no trecho entre as ruas Galvão e Maurício de Abreu, das 5h às 18h do dia 2. Os ônibus que saem do Centro e passam pela bifurcação da Rua Benjamin Constant, na altura do clube Tio Sam, serão desviados para a Rua Presidente Craveiro Lopes e Dr. Luiz Palmier para que assim possam acessar a Rua Dr. March, no horário entre 5h às 18h. 

A fim de organizar o acesso aos cemitérios São Francisco Xavier e São Lázaro, em Charitas e Itaipu, a Nittrans irá auxiliar na travessia de pedestres e aumentar a fiscalização nas principais vias de acesso: Avenida Prefeito Sílvio Picanço e Estrada Francisco da Cruz Nunes, respectivamente. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o retorno em frente ao cemitério Parque da Colina poderá ser interditado de acordo com a necessidade, entre 5h e 18h do dia 2.

São Gonçalo

O cemitério particular Parque da Paz, localizado no Pacheco, em São Gonçalo, irá oferecer duas missas no decorrer do Dia de Finados: uma às 9h e outra às 15h. Não há informações sobre quem irá ministrar o culto. O Memorial Parque Nycteroy, no Laranjal, não tem missa programada para o dia.

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo não informou se preparou alguma programação especial para os cemitérios municipais.

< Surpreendendo a todos, Chapolin Colorado ganha skin exclusiva no Fortnite São Gonçalo abre inscrições para Conselho de Proteção Animal nesta quarta <