Rio de Janeiro

Cinco casos suspeitos de varíola dos macacos são analisados no Rio

Oito casos foram confirmados em todo o Brasil, dois deles no Rio

Já chega a cinco o número de casos em investigação no Estado
Já chega a cinco o número de casos em investigação no Estado |  Foto: IStock
 

Cinco casos suspeitos de varíola dos macacos estão em investigação no Estado do Rio, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (21). Os casos em análise são: dois na capital; um em Nova Iguaçu, um em Duque de Caxiais e um em Itaguaí.   

O ENFOCO entrou em contato com a Prefeitura de Itaguaí, que disse que a paciente mulher foi atendida no Hospital São Francisco Xavier. Segundo a pasta, ela foi avaliada e orientada a permanecer em isolamento domiciliar sendo monitorada.

Leia+: Caso de varíola dos macacos assusta população de Maricá

Leia+: Morador de Maricá é diagnosticado com varíola do macaco

"Informamos que o caso dessa paciente já está em investigação e todas as medidas de contenção e controle foram adotadas. A Secretaria de Saúde já comunicou oficialmente as autoridades de saúde estaduais", contou em nota.

Até agora, dois casos de varíola dos macacos foram confirmados no Rio, sendo um na capital e outro em Maricá, na Região Metropolitana. Segundo o Estado, 10 possíveis casos já foram descartados. 

O Ministério da Saúde foi notificado no domingo (19) sobre o oitavo caso registrado no Brasil do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. 

Casos investigados

Dois oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. 

No sábado (18), a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

Com Agência Brasil

< Flamengo já planeja data de estreia para Everton Cebolinha Casos de Covid-19 em São Gonçalo aumentam em 300% <