Tradição

Clube Combinado 5 de Julho agora é patrimônio de Niterói; entenda

Instituição foi criada por um grupo de amigos em 1927

Atualmente o Clube possui um complexo social e ocupa uma área de 10.800 m2
Atualmente o Clube possui um complexo social e ocupa uma área de 10.800 m2 |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Com 95 anos de história, o Clube Combinado 5 de Julho, no Barreto, em Niterói, foi tombado como patrimônio material e imaterial da cidade. Isso se dá pelo valor histórico e social do local. Também serve para preservar a história do esporte, além da cultura e a memória afetiva vinculada à instituição.

A lei sancionada pelo prefeito Axel Grael (PDT) nesta segunda-feira (25) diz que o tombamento de natureza material da sede não impedirá eventuais melhorias e reformas no imóvel, desde que mantidas as características próprias.

O registro de tombamento está prestes a ser publicado no Livro de Tombo das Atividades e Celebrações e no Livro de Tombo dos Lugares. O Departamento de Documentação e Defesa dos Bens Culturais da Secretaria Municipal de Cultura será a responsável pelo feito.

O Clube Combinado 5 de Julho foi fundado em 5 de julho de 1927 por um grupo de amigos em um terreno baldio próximo à Praça do Barreto, onde o grupo jogava futebol aos finais de semana.

Atualmente o Clube possui um complexo social e ocupa uma área de 10.800 m2, onde construiu Praça de Esportes, Ginásio Armando Barcellos, Parque Aquático, Enfermaria, Sauna, Churrasqueiras, Sala dos Grupos, Cobertura Recreativa onde funcionam playground, quadra de peteca e futevôlei, prancha abdominal, barra e cavaletes para exercícios físicos e um pequeno campo de futebol para os jovens.

O vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), autor da lei, lembra que o espaço já foi palco de vários shows, o que, segundo ele, evidencia os esforços do clube para garantir cultura, promoção da saúde e lazer para os moradores da região.

"Em quase cem anos de existência, o Clube representa um patrimônio da cidade de Niterói e precisa ser protegido e preservado enquanto instituição de grande valor afetivo para a memória e a história da sociedade niteroiense", justifica. O PL foi assinado em conjunto com o vereador Carlos Eduardo Fortes Foly - Dado (Cidadania).

< Preso por tentativa de feminicídio e cárcere privado contra a ex Reação de Gal Costa ao autografar discos para fã viraliza na web <