Logo Enfoco


    Proteção

    Consultor faz alerta sobre uso de coletes salva-vidas no mar

    Marcio Dottori esclareceu questões sobre o naufrágio na Baía

    Publicado 06/02/2023 às 19:16 | Atualizado em 07/02/2023 às 8:34 | Autor: Mendy Ribeiro
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Consultor faz alerta sobre uso de coletes salva-vidas no mar
    |  Foto: Reprodução/ tv globo

    O engenheiro civil e consultor náutico há mais de 30 anos, Marcio Dottori, foi procurado pelo ENFOCO para explicar sobre cuidados necessários na hora de passear de barco, além de explicar sobre como as pessoas poderiam ter sobrevivido ao naufrágio que aconteceu neste domingo (5), na Baía de Guanabara. O acidente matou seis pessoas e duas estão desaparecidas até o momento. 

    Leia + 'Foi a primeira vez que fizeram esse passeio', diz filha de casal

    Leia + 'Tempestade não cai como bala perdida', diz pai de vítima do barco

    Leia + Naufrágio na Baía: Bombeiros continuam as buscas

    O especialista informou que as traineiras construídas para pesca profissional podem ser usadas para passeios e pescarias esportivas, mas é válido que sigam as recomendações de navegação. 

    "Existe exigências para cada tipo de embarcação (pesca, turismo ou lazer), para categoria de navegação (águas abrigadas, águas parcialmente abrigadas, mar aberto até 20 milhas (37 km) da costa e mar aberto mais de 20 milhas da costa) e para o tamanho do barco há material de salvamento  específico. Coletes salva-vidas são obrigatórios em todas", afirmou Márcio. 

    O engenheiro civil  explicou ainda que a embarcação pode ter virado assim que naufragou, pois os ventos fortes geram ondas rapidamente. Assim era importante que o piloto tivesse verificado a previsão do tempo antes de entrar na Baía. Outro fator que pode ter aumentado o risco de emborcamento foi um número de pessoas a bordo superior ao recomendado.

    Márcio Dottori atua desde 2019 como  diretor do canal "Minuto Náutico", especializado em vídeos  com dicas de navegação, marinharia, produtos náuticos e segurança para quem está começando a navegar.

    Passageiros devem colocar imediatamente os coletes salva-vidas em casos de tempestades

      

    O especialista faz um alerta para quem estiver passeando de barco e avistar uma tempestade. A recomendação é que todos vistam o colete salva-vidas imediatamente. Além disso, Márcio também acredita que se os passageiros do naufrágio, que aconteceu na Baía de Guanabara, estivessem de colete salva-vidas teriam sobrevivido. 

    "O fato dos passageiros não terem vestido os coletes salva-vidas causou essa tragédia. Não é obrigatório vestir os coletes ao entrar em um barco, mas é extremamente prudente vestir os coletes antes de situações difíceis, como as curtas e repentinas tempestades de verão", declarou o consultor náutico. 

    Por fim, o especialista chamou atenção sobre a importância de uma manutenção adequada para cada embarcação: " Há várias classes de manutenção, desde as mais rigorosas, feitas com a embarcação fora d’água até as verificações diárias antes de sair com o barco, como verificação do nível de combustível, presença de água no porão, conferência do material de salvamento a bordo e consultar a previsão do tempo", concluiu. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Moradores fecham rua por falta de luz em comunidade de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Letreiro 'Eu amo Niterói' é pichado após poucos dias de inaugurado

    Relacionados em Cidades