Cidades

Defesa Civil prepara moradores em casos de desastres em SG

Imagem ilustrativa da imagem Defesa Civil prepara moradores em casos de desastres em SG
|  Foto: Foto: Ascom SG
Moradores foram orientados sobre deslocamento em caso de emergência. Foto: Ascom SG

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes e, para celebrar a data, a Defesa Civil de São Gonçalo realizou na manhã deste sábado um simulado de preparação para deslocamento de moradores em caso de desastres, no bairro Gradim.

O objetivo foi destacar a importância da prevenção e a redução de danos humanos e materiais, diretamente provocados pela ocorrência de desastres naturais. A ação foi realizada simultaneamente na Rua Comendador Flores e na Rua Manoel Duarte.

A ação simulada teve participação de servidores e voluntários da Defesa Civil de São Gonçalo, Assistência Social e apoio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Metropolitana e também da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

O coronel Fernando Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo, falou sobre a importância da realização dessas atividades de simulação em regiões de potencial risco geológico e deslizamentos de terra.

“É um esforço mútuo que realizamos em prol de vidas. É uma ação que produz resultados muito importantes para conhecermos o local, nos aproximarmos da população e trabalharmos em conjunto para definir as melhores estratégias de deslocamento, levando em consideração as particularidades de cada comunidade do município”, disse.

Às 10 horas, a sirene de alerta soou no Gradim, próximo à colônia de pescadores do bairro. Com o acionamento da sirene, os servidores e voluntários convocaram os moradores a se deslocar até uma tenda, montada em um campo de futebol na Rua Comendador Flores, onde eram orientados sobre o deslocamento para o ponto de apoio, a Escola Estadual Carlos Maia.

Também na tenda, voluntários enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram aferição de pressão para os moradores do bairro. A Assistência Social realizou o cadastro dos moradores que compareceram à tenda. Esta é uma medida fundamental em caso de desastres, para facilitar a identificação dos moradores ao chegar no ponto de apoio, a fim de agilizar a emissão de novos documentos em caso de necessidade e acesso a programas de distribuição de renda.

Manoel da Silva , de 55 anos, morador há mais de 30 anos do bairro, destacou a importância desse tipo de ação simulada.

“É muito importante que os moradores sejam orientados sobre como irão proceder em uma situação de emergência e que represente risco”, disse o porteiro, que também aproveitou o serviço de aferição de pressão.

“Esse tipo de trabalho também é muito importante em relação à nossa aproximação com os moradores. Eles passam a entender melhor o nosso trabalho e colaboram de forma positiva. Procuramos sempre conversar e orientar a todos, para que em um caso real de emergência, estejam familiarizados com os procedimentos a serem tomados”, finalizou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues.

Capacitação e preparação

A Defesa Civil de São Gonçalo tem realizado eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

No fim do mês de agosto o simulado de preparação para deslocamento de moradores em caso de desastres foi realizado no bairro Engenho Pequeno. Todo o processo é realizado comunicando previamente os moradores de cada região atendida e, posteriormente, é realizada a ação simulada. A sirene de alerta é acionada e os moradores recebem orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.

As capacitações da Defesa Civil também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.

< PMs doam brinquedos em comunidades carentes de Niterói Outubro Rosa: Centro de Oncologia realiza coleta de sangue em São Gonçalo <