Covid-19

Eduardo Paes fala sobre medidas restritivas no Rio

Taxa de positividade para a doença é de 20% na capital

Prefeito se reuniu no Centro de Operações da Prefeitura do Rio para debater o assunto
Prefeito se reuniu no Centro de Operações da Prefeitura do Rio para debater o assunto |  Foto: Marcelo Eugênio
 

O prefeito Eduardo Paes comentou na tarde desta quinta-feira (2), sobre as medidas restritivas contra a Covid-19 na cidade do Rio. A atual taxa de ocupação para a doença é de 97% na capital.

A porcentagem está no somatório de todas as unidades de saúde no município, ou seja, centros municipais, estaduais e federais. Dados únicos do município mostram positividade de 20%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Paes contou ainda que o cenário é apenas de recomendações para a proteção contra a Covid-19. Ele orienta o uso de máscaras aos estudantes, idosos e pessoas com comorbidades.

Os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saude do Rio aponta 69 pacientes internados por infecção da Covid-19 em hospitais instalados na capital, somando unidades de frentes diversas.

“São 14 pessoas aguardando internação, 40 pacientes em unidades sob gestão federal, 23 pacientes em unidades do estado e 6 em hospitais sob gestão do município. Porém, não temos aumento de óbitos nas últimas semanas”, acrescenta o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia.

O comitê especial de enfrentamento à Covid também recomenda o uso de máscaras como equipamento de proteção a pessoas com vacinação incompleta e sintomas de síndrome gripal.

“A primeira recomendação é de que se estiver com qualquer síndrome gripal como coriza, dor de cabeça, indisposição, é usar máscara. Isso evita. E procure uma unidade de saúde para testagem”, diz o superintendente. 

Não temos uma situação grave na cidade. E não vamos impor ou criar nenhum tipo de medida restritiva no dia de hoje. É 20% para COVID e o restante para outras doenças Eduardo Paes, prefeito do Rio
 

SÍNDROME GRIPAL

A porcentagem de 80% dos casos de síndrome gripal, que segundo Paes não têm se confirmado como Covid, é o que chama a atenção - principalmente com a proximidade do inverno, que inicia no próximo dia 21.

“Temos neste momento de temperatura mais fria, casos de síndromes gripais, e não Covid. São cerca de 80% dos casos, que aliás, representam a maior parte nas unidades de saúde, farmácias e setor privado”, disse.

Apesar do prefeito ter minimizado casos graves da doença, já chega a 97% a taxa de ocupação em leitos nas unidades públicas da cidade
  

Márcio Garcia reforçou o crescimento de casos de síndrome gripal por conta da estação com temperatura mais amena.

“É esperado mais casos de síndrome gripal por conta do inverno. Temos resfriados comuns e de outros grupos respiratórios e quadros semelhantes que não são Covid”, orienta.

Segundo a Prefeitura do Rio, já são 462,9 mil casos positivos para a COVID apenas nos primeiros seis meses de 2022. A taxa de letalidade é de 0,4%. No ano passado, o índice chegou a 5,3 no mesmo período
 

A cidade do Rio tem 1 milhão de testes de Covid em estoque, segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado. Ele alerta já ter encaminhado ofício ao estado solicitando novos leitos para casos de necessidade. 

“Estamos confortáveis para atender a população. Estamos abrindo três centros estratégicos de testagem no Alemão, na Gávea e Tijuca. Vamos criar tendas externas para inaugurar na semana que vem”, conta.

O aumento de casos de Covid-19 se concentra mais na zona sul e região da Barra, apontou o prefeito Eduardo Paes. 

“Quando a gente abre esse mapa da cidade a maior parte desses casos estão acontecendo nessas áreas”, diz.

No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, Zona Norte do Rio, a fila para testes chegou até a calçada da unidade nesta quinta-feira (2). A reportagem flagrou centenas de pessoas em busca de diagnóstico. 

A analista Renata Giardini, de 32 anos, esteve no local apresentando quadro de tosse há três dias e testou positivo para a Covid. 

“A taxa está grande de positivos aqui. Eu testei positivo e estou com muita tosse”, contou. 

< Boca Rosa explica sobre 'roteiro em stories' que virou polêmica Temperaturas voltam a cair neste final de semana <