Saúde

Estado do Rio chega a 115 casos confirmados de varíola dos macacos

Doença é transmitida por contato com pessoa infectada

Um dos sintomas da doença é o desenvolvimento de uma erupção cutânea.
Um dos sintomas da doença é o desenvolvimento de uma erupção cutânea. |  Foto: Reprodução
  

A Secretaria de Estado de Saúde informou que, até este sábado (23), 115 casos de varíola dos macacos foram confirmados no estado. Outros 26 seguem em investigação.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até esta segunda-feira (25), 115 casos de Monkeypox (varíola do macaco) foram confirmados no estado do Rio de Janeiro: 96 na Região Metropolitana I, 12 na Região Metropolitana II, 01 na Região dos Lagos, 01 na Noroeste, 01 na Serrana, e 04 casos importados (pessoas que moram fora do estado), 26 seguem em investigação e 124 foram descartados.

Leia+: Varíola dos macacos: OMS declara emergência global de saúde

Leia+: Varíola dos macacos: Brasil negocia compra da vacina

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, núcleo da SES, continua realizando o monitoramento diário dos casos em parceria com laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o auxílio das secretarias municipais de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola como emergência de saúde global. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Com 696 casos confirmados de varíola dos macacos, o Brasil articula com a OMS a aquisição da vacina contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

< PGR pede arquivamento de sete inquéritos contra Bolsonaro Redução de ônibus em Niterói afeta rotina de passageiros <