Cidades
Estudantes de Niterói já estão prontos para o Enem
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é marcado por nervosismo e ansiedade neste domingo (21). Apesar de chegarem antes da abertura dos portões, alguns estudantes decidiram entrar nos últimos minutos, em determinados locais de provas de Niterói.
É a primeira vez que Erick Barbosa vai realizar a prova do Enem. Ele chegou 10 minutos antes na Escola Estadual Liceu Nilo Peçanha, no Centro de Niterói. O morador do bairro Engenhoca disse que a sensação é de frio na barriga.
"Bateu aquela sensação de ansiedade e o friozinho na barriga, ainda mais que é minha primeira vez", contou o jovem que pretende se formar em Farmácia.
Matheus Sacramento, que mora no Barreto, já realiza o exame pela segunda vez. Ele que pretende se formar em Engenharia Mecânica, conta que adotou estratégias para fazer a prova de forma mais tranquila.
"Adotei uma prática de concurso: dormir cedo, acordar e não se preocupar com a prova. O segredo é imaginar que a prova seria um simulado comum", contou.
A boleira Andréa Mesquita não escondeu a felicidade de levar a filha mais nova, Samira Mesquita, para realizar a prova pela primeira vez.
"Meu coração está explodindo de emoção, são novas conquistas, etapas e grandes horizontes para a vida dela", disse.
Samira, que estava ansiosa, pretende seguir a carreira militar.
Durante visitas em instituições que vão aplicar provas em Niterói, a reportagem não encontrou atrasados do Enem.
Entregas
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou há pouco que todas as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram entregues nos locais de aplicação.
Segundo o ministro, a distribuição começou às 8h e o processo de entrega foi concluído em 3 horas pelos Correios. O procedimento contou com apoio de forças de segurança coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começará às 13h30 e termina às 19h. O horário é o de Brasília. Cerca de 3,1 milhões de candidatos devem fazer o exame em mais 1,7 mil municípios.
Neste domingo, serão aplicadas questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Regras
Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação. Participantes com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não puderam comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!