Cidades

Festa e lotação sem qualquer restrição em casa de show em Itaboraí

Imagem ilustrativa da imagem Festa e lotação sem qualquer restrição em casa de show em Itaboraí
Apesar das restrições e anúncio de distanciamento, local ficou completamente lotado e sem qualquer fiscalização por parte da Prefeitura de Itaboraí. Foto: reprodução

Apesar das medidas restritivas ainda em vigor por conta da pandemia do novo coronavírus e do contágio de variantes com a Delta, que têm colocado a capital do estado no epicentro da pandemia no país. Em Itaboraí, por exemplo, a prefeitura parece ter liberado o entretenimento sem qualquer controle. No último sábado (28), uma casa de show lotada recebeu ao menos quatro atrações em apenas uma noite. No cartaz do evento, anunciado nas redes sociais, consta alerta de distanciamento social entre 'mesas' e abertura local com 1/3 da capacidade de público.

No entanto, vídeos gravados por frequentadores do local mostram outra realidade com pessoas espremidas em meio à lotação. A boate possui capacidade para 2.800 frequentadores.

Procurada, a direção da casa de shows Ita Music ainda não prestou qualquer posicionamento sobre o evento realizado.

Fiscalização

Apesar do registro e de anúncios dos eventos nas redes sociais, não houve informação de visitas no local, ou em qualquer outro, das equipes da Guarda Municipal, agentes da Vigilância Sanitária ou fiscais da Postura da Prefeitura de Itaboraí.

Em nota, a administração municipal limitou-se a dizer que o município se encontra na bandeira amarela e que as regras sobre esses estabelecimentos são que funcionem com 1/3 (um terço) de capacidade de público, uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento social entre os presentes, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S) pelos colaboradores e higienização nas instalações da casa de shows.

A prefeitura afirma ainda que a Guarda Municipal, os agentes da Vigilância Sanitária e os fiscais da Postura prosseguem realizando operações em todo o município fiscalizando nas ruas e o trabalho de orientação a estabelecimentos comerciais. E que a guarda disponibiliza o telefone 153, que funciona 24 horas para que o cidadão possa denunciar, de forma anônima, aglomerações pela cidade.

Apesar dos vídeos publicados que viralizaram na internet, a prefeitura não informou se tinha conhecimento e disse que vai enviar uma equipe da Vigilância Sanitária até o estabelecimento nos próximos dias para reiterar as recomendações a serem seguidas pela casa de show.

Covid-19

Dados do último boletim sobre os casos de Covid-19 na cidade da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, apontam que a cidade se encontra na bandeira amarela, risco baixo de contágio de Covid-19, tendo registrado 59.306 notificações até a data.

Além disso, foram confirmados 17.350 casos positivos de Covid-19 com 837 óbitos foram registrados. O município também descartou 16.983 casos prováveis.

< Comando do Batalhão de Niterói sofre nova mudança Maricá volta a suspender aplicação da primeira dose nesta terça <