Homenagem

'Gratidão', estátua de Marielle Franco será inaugurada no Rio

Política atuava como vereadora na capital fluminense

Marielle fazendo o gesto característico dos movimentos de resistência
Marielle fazendo o gesto característico dos movimentos de resistência |  Foto: Instituto Marielle Franco
 

Marielle Franco, vítima de um assassinato em 2018, terá sua estátua inaugurada no Buraco do Lume, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (27). O evento irá das 17h às 20h.

Além de ser um lugar onde milhares de pessoas passam diariamente, o local foi escolhido por ser onde Marielle costumava discursar nas sextas-feiras e prestar contas sobre sua atuação como vereadora. 

Ela será construída em tamanho real, com 175 cm, e ficará posicionada em cima do caixote em que ela discursava. Sua mãe, Marinete Silva, falou sobre a filha e agradeceu a Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier e artista responsável por esculpir a homenagem.

Minha admiração, respeito e orgulho de toda sua história! Agradeço a Deus por me conceber a dádiva de ter gerado você no meu ventre! Parabéns Edgar Duvivier, seu trabalho é sensacional. Gratidão Marinete Silva, mãe de Marielle
  
Mãe de Marielle admirando a homenagem
Mãe de Marielle admirando a homenagem |  Foto: Reprodução/Instagram
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Marielle Franco (@institutomariellefranco)

Caso Marielle e Anderson


Marielle e o motorista Anderson Gomes foram mortos na noite de 14 de março de 2018, quando o carro em que estavam foi atingido por 13 disparos, feitos de um outro carro que os seguia desde a Lapa, onde a vereadora havia participado de um encontro político.

Os ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram presos, quase um ano depois, em 12 de março de 2019, como executores do assassinato e continuam presos à espera de julgamento. Ambos negam participação nos crimes. 

Até agora, no entanto, as investigações não conseguiram identificar se houve um mandante, quem seria essa pessoa e quais seriam suas motivações.

< Tragédia em Niterói: mulher é morta pelo ex na frente dos filhos Novas imagens mostram explosão em posto no Rio de outro ângulo <