Friaca

Madrugada congelante faz Rio antecipar campanha do agasalho

Temperaturas em queda podem registrar noite mais fria do ano

Temperaturas despencaram e cariocas devem sentir friagem até o final de semana
Temperaturas despencaram e cariocas devem sentir friagem até o final de semana |  Foto: Marcelo Tavares
 

O Rio pode sofrer ainda mais com o inverno antecipado em razão da aproximação da tempestade subtropical Yakecan, em deslocamento para o Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o estado pode ter a madrugada mais fria do ano nesta quarta-feira (18). Os termômetros devem marcar mínimas de 10º e máxima de 22º durante o dia. 

Por conta do frio extremo, a cidade do Rio antecipou a Campanha do Agasalho, que arrecada cobertores a pessoas em situação de rua. Segundo a secretaria de Assistência Social do Rio, a iniciativa começou ao menos um mês antes do previsto e as temperaturas baixas devem seguir por todo o mês de maio. 

A pasta informou que cerca de 70 vagas provisórias para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade foram criadas. Ao todo, existem 2,6 vagas disponíveis nas redes públicas e conveniadas. A previsão é que mais 166 sejam criadas. 

Tempo

São esperados ventos intensos nas proximidades do litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, podendo atingir mais de 90 km/h em alto-mar e até 75 km/h junto à costa, até esta quinta-feira (19). Há também previsão ressaca, com alturas de ondas entre 3,0 e 6,0 metros, em alto-mar, com ondas entre 2,5 e 4,0 metros, de acordo com comunicado emitido pela Marinha do Brasil em colaboração com o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira. 

Morte

Em São Paulo, uma pessoa em situação de rua morreu de hiportemia, enquanto aguardava para tomar o café da manhã. O caso aconteceu nas primeiras horas desta quarta-feira (18), no Núcleo de Convivência São Martingo Lima, na rua Siqueira Cardoso, em Belenzinho, Zona Leste da capital. O homem, identificado como Isaías de Faria, aguardava na fila quando teve uma convulsão. 

Onde doar?

A pasta vai disponibilizar centro de assistência para receber as doações. Cobertores, meias, mantas e produtos de higiene pessoal serão aceitos 24 horas por dia. 

- CREAS Maria Lina de Castro Lima - Rua São Salvador, 56, Flamengo. 

- CREAS Zilda Arns Neumann - Rua Cândido Magalhães, 88, Campo Grande

- Centro POP Bárbara Calazans - Rua República do Líbano, 54, Centro

< Helicóptero é alvejado em comunidade do Rio; veja o vídeo Atendente de McDonald's baleado por cliente tem alta de hospital <