Incrível
Arco-íris surpreende moradores de Niterói e Maricá; vídeo
Fenômeno rendeu registros fotográficos nas redes sociais
Um arco-íris encantou moradores de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta terça-feira (12). O fenômeno pôde ser visto em diferentes pontos das duas cidades e rendeu registros fotográficos nas redes sociais.
O arquiteto Tiago Clem, de 34 anos, estava treinando na orla da praia de Itaipuaçu, na altura da Rua 1, quando se deparou com o arco multicolorido.
"Estava treinando na orla quando vi o arco-íris e consegui registrar. Foi a primeira vez que capturei algo assim. Foi bacana porque a gente treina sempre, mas a natureza sempre surpreende", contou ao ENFOCO.

No Cubango, quem acordou cedo também conseguiu ver o arco-íris:
"Amanhecer e ver o arco-íris no céu é a forma de agradecer a grandeza de Deus. Foi emocionante", contou a enfermeira Flávia da Silva, de 45 anos.
Em Itacoatiara, uma moradora registrou o fenômeno, com a paisagem da praia e das montanhas ao fundo:
"É muito mágico, quando surge um arco-íris posso dizer que é divino", contou a funcionária pública aposentada Nely Terra, de 69 anos, que também é surfista de bodyboard.
O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre quando a luz do sol incide sobre gotículas de água suspensas na atmosfera, geralmente após a chuva ou em meio a névoa.
A luz solar é refratada, refletida internamente nas gotas, e depois refratada novamente ao sair, separando a luz branca em um espectro de cores visível em forma de arco.
Para que o arco-íris se forme, é necessário que o sol esteja baixo no céu (geralmente ao amanhecer ou fim da tarde), e que haja umidade no ar. O fenômeno sempre aparece na direção oposta ao sol, com o observador posicionado entre os dois.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!