Logo Enfoco


    Solidariedade

    Família autoriza captação de múltiplos órgãos em Maricá

    Homem de 38 anos morava e estava internado em hospital da cidade

    Publicado 30/08/2025 às 11:26 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A captação dos órgãos foi feita na última quinta (28) no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara
    A captação dos órgãos foi feita na última quinta (28) no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara |  Foto: Divulgação / Georges Tzoulas / Prefeitura de Maricá

    Num gesto de solidariedade e desprendimento, uma família de Maricá autorizou a doação dos órgãos de um paciente de 38 anos que teve a morte encefálica confirmada no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara. Assim, na última quinta-feira (28), foram captados rins, córneas e tecidos musculoesqueléticos (ossos e tendões) para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS). 

    Segundo a Secretaria de Saúde de Maricá, essa foi a sexta captação múltipla de estruturas corpóreas no hospital neste ano, que começou a realizar a atividade em 2022, quando foi implementada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

    Até o momento, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram feitas 17 captações no hospital municipal, totalizando 65 órgãos e 130 tecidos doados para transplantes. O procedimento ganhou mais agilidade em julho de 2024, com a inauguração de um heliponto no hospital, fruto de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), facilitando assim o deslocamento rápido dos órgãos para transplantes.

    “O processo de captação de órgãos no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara é fundamental para salvar vidas e reforça a referência da unidade na região. Isso demonstra nosso compromisso com o cuidado humanizado e a saúde da população em várias frentes”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. 

    Processo de captação 

    O processo de captação inicia-se quando a equipe identifica suspeita de morte encefálica, acionando a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que acolhe e orienta as famílias de forma qualificada e humanizada. Apenas familiares até o segundo grau podem autorizar a doação após o falecimento do paciente, sendo essencial comunicar expressamente o desejo de ser doador em vida.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ex-jogador Robinho tem prisão mantida pelo STF

    Relacionados em Maricá