Unanimidade
Guarda Municipal armada: projeto é aprovado em Maricá
Foram 19 votos favoráveis dos vereadores à medida

A Câmara de Vereadores de Maricá aprovou, nesta terça-feira (9), por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o uso de armas pela Guarda Municipal. A matéria de autoria da Prefeitura que teve 19 votos favoráveis dos parlamentares presentes seguirá para sanção do prefeito Washington Quaquá.
“Aprovamos hoje (terça), na Câmara Municipal de Maricá, o armamento da Guarda Municipal em segunda votação. Isso significa que a nossa guarda está autorizada a ser armada. Nós seguiremos todos os protocolos para que os agentes sejam treinados pelo Bope”, afirmou o prefeito Quaquá.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, além do efetivo regular, será criado o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), composto por cerca de 150 guardas municipais. A Guarda Municipal de Maricá conta atualmente com cerca de 420 agentes.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o uso de câmeras corporais será obrigatório para todos os agentes armados, como forma de garantir transparência nas abordagens. A fiscalização do uso de armas será feita pela Corregedoria Interna da Guarda Municipal e pelo Ministério Público.
“Estamos avançando em um projeto construído com seriedade e responsabilidade, formando uma guarda armada, bem treinada e capacitada para proteger a nossa população. Novos desafios surgem e estamos prontos para enfrentá-los com preparo, disciplina e, acima de tudo, respeito aos direitos fundamentais de cada cidadão”, afirmou o secretário.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!