Cidades

Mecânicas e materiais de construção poderão abrir em Niterói

Decreto abrirá uma 'janela' para que prestadores desses serviços voltem a atuar. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) anunciou em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais que vai publicar, neste sábado (28), uma manutenção do decreto de quarentena permitindo a abertura de oficinas mecânicas e lojas de materiais de construção durante cinco dias em Niterói. Segundo o chefe do Executivo, a medida foi solicitada por diretores de hospitais diante da logística de chegada de mercadorias.

De acordo com Neves, o novo decreto estabelece uma janela entre os dias 30 de março (segunda-feira) e 3 de abril (sexta-feira) para esses estabelecimentos. No entanto, o prefeito impõe a condição de portas abertas pela metade e revezamento de clientes para não haver aglomeração.

"Participei de uma reunião com diretores de hospitais privados de Niterói por videoconferência e vamos publicar um decreto que possibilita uma janela para o funcionamento de mecânicas e materiais de construção. Estamos começando a ter problema de logística para que as mercadorias cheguem aos estabelecimentos. Por isso, estamos calibrando esse processo de isolamento social para conter a propagação rápida do vírus", explicou o prefeito.

O município decretou quarentena desde a última segunda-feira (23), permitindo a abertura apenas de serviços considerados essenciais, como o de farmácias, mercados, supermercados, postos de combustíveis, padarias, pet shops e clínicas veterinárias para casos de urgências.

O presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) se posicionou contra o fechamento total das atividades comerciais nas cidades, alegando a possibilidade de um "isolamento vertical", em que jovens e pessoas fora do grupo de risco continuem a rotina. Na transmissão ao vivo, Neves alfinetou a declaração de Bolsonaro e afirmou que "não existe essa história de isolamento vertical".

"Eu sei que não é fácil. Estamos há quase 13 dias em casa em isolamento social. É fundamental que a gente não saia às ruas, como um ato de amor e de salvar vidas. Não existe essa história de isolamento vertical ou horizontal", enfatizou o prefeito.

Hospital arrendado

Rodrigo Neves anunciou que a inauguração do hospital Oceânico, em Piratininga, na Região Oceânica, arrendado pelo período de um ano, será realizada até o dia 10 de abril. Segundo a Prefeitura de Niterói, é o primeiro hospital público do Brasil a oferecer 140 leitos com respiradores e unidades de tratamento intensivo exclusivos para a COVID-19.

Casos confirmados

O prefeito ainda anunciou que a cidade possui 36 casos confirmados da doença, sendo oito pacientes hospitalizados e cinco deles em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). No entanto, Neves comemorou a notícia de oito pessoas curadas após contrair o novo coronavírus na cidade.

"Basicamente são casos de pessoas que viajaram para o exterior, contraíram o vírus e passaram para os seus familiares. Todos foram atendidos na rede privada de Niterói. Ainda não temos uma propagação rápida como na cidade do Rio. Se nós não tivéssemos adotado a medida de quarentena, teríamos uma propagação muito mais rápida da doença. Ainda não temos casos de internação na rede pública", afirmou o prefeito.

< Encomendas mantêm renda de pescadores durante quarentena em Maricá Suspeitas de coronavírus passam de 500 em SG <