Falta de luz

Moradores temem prejuízos com problemas de energia em Niterói

Segundo relatos, a Enel não envia equipes para manutenção

Caso acontece na Rua Daniel Torres, no bairro Engenhoca, em Niterói
Caso acontece na Rua Daniel Torres, no bairro Engenhoca, em Niterói |  Foto: Karina Cruz
 

Há cerca de um mês, os moradores da Rua Daniel Torres, no bairro Engenhoca, em Niterói, precisam enfrentar uma grande inconstância: os dias em que terão ou não luz elétrica dentro das casas. O problema, que já dura mais de 30 dias, persiste até nesta quinta-feira (18) e causa danos dentro de casa. 

O caso foi relatado pelo ENFOCO no mês passado. Na época, os moradores estavam lidando com ausência de luz há 3 dias seguidos. A Enel chegou a enviar um técnico no local e garantiu que seria feita a manutenção, mas, segundo relatos, tudo continua do mesmo jeito, alguns dias tem luz e em outros acaba no período da manhã para só voltar de noite.

Leia+: Moradores de Niterói relatam transtornos no 3º dia seguido sem luz

Leia+: Poste sustentado por fios gera risco de acidente em Niterói

A biomédica Karina Pestana, de 33 anos, é uma das que mais vem sofrendo com essa instabilidade na luz. Segundo a mulher, em julho, depois de três dias sem luz, funcionários da concessionária foram até o local e afirmaram que o problema só seria solucionado após o reparo no poste. Contudo, a equipe enviada sempre é a que não possui os equipamentos adequados para o ajuste.

"Sempre que o caminhão vem, é um caminhão de emergência, não é o caminhão de manutenção. Eles falam que não tem autorização para mexer (no poste) com esse caminhão de emergência. Eles resolvem por telefone, só que é uma resolução paliativa. Resolve e a qualquer momento pode faltar luz de novo", explicou a biomédica.

Problema teve início no dia 6 de julho e persiste até esta quinta-feira (18)
  

Dentro de casa as coisas vão se complicando, a mãe da Karina, Márcia Pestana, aposentada, conta que não pode mais estocar comida. Tudo que compra é para o dia, com medo de estragar. 

A gente está sem poder estocar comida, a televisão enguiçou. As crianças sem computador para fazer dever. Sem lavar roupa, tendo que lavar no tanque, tomando banho frio. A gente está com as contas pagas! Eles não estão indo na raiz do problema, até agora ninguém subiu no poste Márcia Pestana, aposentada
  

Cansada e tendo que lidar com essa dificuldade toda vez que volta do trabalho, Karina abriu diversos protocolos. O primeiro foi aberto no dia 6 de julho, e o último, nesta quarta-feira (17), quando a energia caiu mais uma vez. 

Moradora abre vários protocolos para tentar reparo
Moradora abre vários protocolos para tentar reparo |  Foto: Karina Cruz
  

"Eu descobri, ligando nesses dias, que estávamos sem luz, e que o primeiro dia que eles fizeram a solicitação da manutenção foi no dia 29 de julho. Isso desde o primeiro dia, eles dão um prazo de 30 dias para o caminhão vir, ou seja, eles ainda estão dentro do prazo, mas abriram a solicitação tarde demais, porque eles já sabiam qual era o problema", contou com indignação.

Enel alega ter solucionado o problema

No período em que a primeira reportagem foi publicada, a ENEL chegou a informar que detectou problemas de contato e comando na caixa que fica na parte superior do poste. Eles afirmaram naquele momento que outra equipe seria enviada para fazer os reparos necessários e garantir a correção dessa falha.

Procurada novamente, a Enel Distribuição Rio esclareceu que o fornecimento na Rua Daniel Torres, no bairro Engenhoca, em Niterói, está ocorrendo normalmente, sem interrupções. Sobre os problemas de contato e comando detectados na caixa que fica na parte superior do poste em julho, a empresa relatou que foram corrigidos no dia 9 de julho. 

< Veja ao vivo a votação que decide se Gabriel Monteiro será cassado Preso após seguir e agredir ex-companheira em Jacarepaguá <