Decisão
Veja ao vivo a votação que decide se Gabriel Monteiro será cassado
Vereador é acusado de diversos crimes
O vereador Gabriel Monteiro (PL) pode ter seu mandato cassado em votação que acontece na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (18). O local tem apoiadores do político e pessoas que pedem sua cassação, chamando-o de estuprador. Acompanhe a votação:
Leia+: Vídeo: clima esquenta na votação da cassação de Gabriel Monteiro
Gabriel Monteiro entrou no plenário da Câmara Municipal do Rio por volta das 16h10. O vereador foi recebido por aplausos de seus apoiadores e chegou a acenar para eles. No entanto, o parlamentar também foi acusado de estupro.
Manifestantes contra o vereador o acusaram de crimes sexuais e voltaram a pedir a sua cassação. “Não tem caô, estuprador não pode ser vereador”, disse uma parte da galeria em coro. Alguns tiveram que ser contidos porque atrapalharam a leitura da pauta do dia, feita pelo presidente Carlos Caiado.
A votação sobre a cassação de seu mandato começou às 16h com a leitura da ata e a leitura do processo realizada pelo vereador Chico Alencar (Psol), relator do documento feito pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
O parlamentar foi investigado pelo Conselho depois de acusações de assédio sexual, estupro, forjar vídeos para a internet e filmar suas relações sexuais com uma menor de idade, o que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime. Por unanimidade, o Conselho decidiu sobre a cassação.
O Conselho de Redação e Justiça negou nesta quarta-feira (17) recurso imposto pela defesa do parlamentar, alegando que não houve vícios jurídicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!