Luto

Morre Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universo

Prefeito de Niterói decreta luto oficial de três dias

Marlene Salgado de Oliveira, faleceu neste sábado (21), aos 86 anos em Niterói
Marlene Salgado de Oliveira, faleceu neste sábado (21), aos 86 anos em Niterói |  Foto: Divulgação Alex Ramos
  

Marlene Salgado de Oliveira, faleceu neste sábado (21), aos 86 anos em Niterói. Ela era reitora da Instituição Salgado de Oliveira e deixou um legado importante na educação da cidade. Segundo informações, ela estava internada no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e morreu de causas naturais. O sepultamento será em São Gonçalo e restrito aos familiares.

Marlene era professora e deixou três filhos, Wellington Salgado - presidente da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC), mantenedor da Unitri, e proprietário da TV Vitoriosa, Wallace e Jefferson Salgado de Oliveira.

Seu marido, o professor e chanceler da Universo, Joaquim de Oliveira, faleceu em 22 de outubro de 2021, vítima de uma parada cardíaca. 

Legado na educação

Marlene, além da Universo, também fundou o Colégio Dom Hélder Câmara, em São Gonçalo e que possui uma unidade em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, junto com o marido, o professor Joaquim de Oliveira.

Marlene era professora e empresária e expandiu sua universidade por todo o Brasil. A Universo foi a primeira universidade particular na cidade de São Gonçalo, a outra era estadual, a UERJ. A Universidade Salgado de Oliveira possui campus em Niterói, São Gonçalo, Uberlândia, Recife, Salvador, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Goiânia e Juiz de Fora.

A rede social do grupo Universo, fez uma homenagem à reitora:

"O grupo ASOEC – Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, informa com muito pesar o falecimento da Reitora e Professora Marlene Salgado de Oliveira.

A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como a Reitora Marlene era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-la".

Luto

O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto oficial de três dias na cidade e fez uma homenagem em suas redes sociais:

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento da professora Marlene Salgado de Oliveira. Lamento muito a perda deste grande nome da educação no país e na nossa cidade.

Reitora da Universo, irá sempre nos inspirar com seu legado de empreendedorismo e na formação de gerações de profissionais e cidadãos. Vou decretar luto oficial de três dias em Niterói em reconhecimento ao seu trabalho e empenho na Educação de nossa cidade.

Aos filhos Walace e Wellington, demais familiares e amigos, minha condolências".

A prefeitura de São Gonçalo também postou uma nota de pesar e o prefeito da cidade, Capitão Nelson determinou luto de três dias:

"A Prefeitura de São Gonçalo lamenta a morte da professora e reitora da Universo, Marlene Salgado de Oliveira, neste sábado (21).

Grande personalidade gonçalense, a educadora dedicou toda a sua vida para a educação e foi em São Gonçalo que ela construiu toda sua trajetória, deixando um verdadeiro legado na história do município.

Em reconhecimento ao seu legado, o prefeito Capitão Nelson determinou luto de três dias na cidade.

Desejamos força aos familiares e amigos nesse momento difícil"

< Ex-militar confessa ter assassinado médico e estudante de medicina Posto BR Imbassaí ganha prêmio de melhor do Brasil <