Suja?

Água está chegando escura às casas de Niterói e região

Sistema Imunana-Laranjal voltou a captar e tratar água

Diferença na cor da água
Diferença na cor da água |  Foto: Arquivo / Enfoco

Os moradores da Região Metropolitana e da Ilha de Paquetá acordaram com uma notícia boa na manhã deste sábado (6), o Sistema Imunana-Laranjal voltou a captar e tratar água às 22h42 de sexta-feira (5), informou a Cedae. Contudo, em algumas casas, a cor da água causou espanto.

Na Rua Coronel Rocha Sobrinho, em Alcântara, São Gonçalo, a moradora Shirlane Silva, de 34 anos, contou que até a noite de sexta, a água que eles tinham no reservatório estava normal. Mas já nas primeiras horas de sábado, ao abrir as torneiras, começou a cair uma água escura.

"A diferença da cor da água de ontem antes de zerar a caixa d'água. E a que está chegando hoje", detalhou.

Em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, moradores estão passando pelo mesmo problema.

"Piratininga já está pingando com cor de caldo de cana!", comentou um internauta nas redes sociais do Enfoco.

Motivos

 A Águas do Rio esclareceu que, quando a rede de distribuição fica totalmente sem água por longos períodos, podem ocorrer problemas como vazamentos e casos pontuais de turbidez durante a retomada gradativo do abastecimento. 

A oncessionária reforçou seus times de manutenção, operações e montou um laboratório móvel para identificar e resolver com agilidade os problemas gerados pela interrupção prolongada do abastecimento. 

A empresa orienta que os moradores continuem usando água apenas em atividades essenciais e limpem suas caixas d’água para garantir a qualidade da água em suas torneiras. 

"A Águas do Rio continuará com todo o plano de contingência para abastecer serviços essenciais na região até que o sistema esteja totalmente normalizado: são 58 caminhões pipa-pipa e duas balsas tanque - uma com capacidade de 350 mil litros e a outra com 450 mil litros", diz a nota.

Se o abastecimento gradativo ocorrer sem nenhuma intercorrência, a previsão para que o serviço seja restabelecido é de 72 horas, podendo levar mais tempo nas pontas de rede e regiões elevadas.

A Águas de Niterói disse que a água só começou a chegar em Niterói às 5h. Diversos pontos da cidade estão sendo abastecidos. O fornecimento de água está sendo retomado de forma gradativa, mas pode levar até 48h para ser completamente normalizado em alguns locais.

"A concessionária esclarece que qualquer alteração na coloração da água pode ser causada pelas condições da caixa d’água e por seu esvaziamento nesse período", diz a nota. 

Águas de Niterói reforçou o pedido de que a população economize água até que o fornecimento de água esteja totalmente regularizado. Enquanto não estiver normalizado o abastecimento, a concessionária vai continuar operando com 40 caminhões-pipa para abastecer os locais de serviços essenciais.

Longo prazo

Apesar da notícia da retomada do Sistema Imunana-Laranjal, muitos casas ainda estão sem água.

A concessionária Águas do Rio já havia informado que, após a Cedae retomar o fornecimento de água tratada, a distribuição à população atingida será restabelecida gradativamente em 72 horas, e reforça a orientação para que os clientes façam o uso consciente da água.

A operação do Sistema, responsável pelo abastecimento das mais de 2 milhões de pessoas que vivem nos Municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, parte de Maricá e na Ilha de Paquetá, se manteve interrompida na sexta-feira (5), em razão da alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no ponto de captação, após detecção do produto químico poluente conhecido como tolueno.

< Daniel Alves diz estar 'tranquilo' após deixar a prisão na Espanha Alívio! Água começa a chegar nas casas de Niterói e São Gonçalo <