Final feliz
Após 3 dias preso em orla de praia, cavalo é resgatado em Niterói
Moradores da região fizeram denúncias

Um cavalo foi resgatado na manhã desta segunda-feira (19) após passar três dias amarrado com uma corda em uma área de vegetação na orla da praia de Charitas, na Zona Sul de Niterói. Segundo moradores, o animal teria ficado sem acesso a água e exposto ao forte calor, o que gerou denúncias.
“Ele ficou preso aqui na quinta-feira, tiraram só sexta à noite. Hoje prenderam ele aqui de novo”, relatou um morador da região, momentos antes do animal ser retirado.
A imagem do cavalo amarrado sensibilizou quem passava pelo local. Moradores preocupados entraram em contato com o Programa Linha Verde do Disque-Denúncia para pedir ajuda, já que o animal estava quebrando as árvores.

Não foi informado quem fez o resgate. Até o momento, não se sabe quem é o responsável pelo animal e nem se haverá responsabilização. Procurada, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói informa que, até o momento, não recebeu nenhuma chamada oficial relacionada ao cavalo.
O número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), também não registrou nenhuma solicitação sobre o caso.
Mesmo assim, como medida de precaução, de acordo com a Prefeitura de Niterói, uma viatura foi enviada ao local indicado e o animal não foi encontrado.
Apreensão
O caso reacende o debate sobre o abandono e a circulação irregular de animais de grande porte em vias urbanas. No dia 19 de março deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei que prevê a apreensão desses animais quando encontrados soltos nas ruas da cidade.
A proposta, do vereador Daniel Marques (PL), que lidera a Comissão Permanente de Ambiente e Direitos dos Animais, visa prevenir acidentes de trânsito e o risco de transmissão de doenças.
Além dos cavalos, o projeto inclui a possibilidade de recolhimento de bois, vacas, porcos, bodes, cabras e cabritos. A medida propõe o encaminhamento desses animais a um curral municipal, garantindo melhores condições de manejo e segurança para a população.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!