Investigação
Capivara é encontrada morta em praia de Niterói; vídeo
Moradores e banhistas denunciam as condições do mar na região
Uma capivara foi encontrada morta na areia da Praia da Boa Viagem, na manhã desta terça-feira (14), em Niterói. Moradores e banhistas aproveitaram a ocasião para denunciar as condições da água. Até o momento, não há confirmação sobre a causa da morte do animal, mas especialista sugerem que ela pode ter morrido afogada.
Segundo relatos, a água apresenta manchas de óleo de combustível e um cheiro forte desde a semana passada. Testemunhas também informaram que, ao redor do animal, foi encontrada uma grande quantidade de óleo.
De acordo com o biólogo Salvatore Siciliano, as capivaras costumam se aproximar do mar e nadar nas águas rasas, mas não entram completamente no oceano nem realizam grandes travessias. "Elas não se aventuram muito para dentro do mar nem em longas travessias. Não sabemos ao certo por que elas fazem isso em água salgada", explicou.
O biólogo sugeriu que esse comportamento pode estar relacionado à tentativa de se livrar de carrapatos e parasitas. "A água salgada poderia ajudar nesse sentido. No entanto, isso ainda não foi estudado e é pouco conhecido", acrescentou.
Embora as capivaras sejam boas nadadoras em lagos e rios, elas não são especialmente habilidosas para travessias de grandes distâncias, principalmente no mar. Isso se deve à posição da narina do animal, que não favorece grandes habilidades de natação. Ainda de acordo com Salvatore, se o mar estiver agitado, as capivaras não conseguem vencer as ondas.
"Ela pode ter morrido afogada, talvez tenha se aventurado e não tenha conseguido nadar", explicou o biólogo.
Condições do mar
De acordo com uma moradora, o cheiro forte normalmente aparece durante a madrugada, mas nas últimas semanas tem permanecido intenso também durante o dia. "Aqui em Ponta da Areia, por volta das 5h da manhã, o cheiro estava fortíssimo. Geralmente, esse cheiro aparece de madrugada", contou.
Outra pessoa corroborou o relato: "Cheguei lá por volta das 5h da manhã e, ao voltarmos da canoa havaiana por volta das 6h, o cheiro de óleo diesel estava extremamente forte. Ao olhar para o outro lado, a água estava visivelmente cheia de óleo. É inaceitável que algo assim aconteça."
Perguntado se seria possível o animal ter morrido devido à presença de óleo no local, Salvatore informou que apenas a realização de uma análise poderia confirmar o caso.
Procurada pelo ENFOCO, a Prefeitura de Niterói informou que a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) retirou o animal do local.
Questionado sobre as manchas de óleo no mar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que enviará uma equipe ao local para apurar as denúncias.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!