Volta às aulas
Capivara é resgatada após 'visitar' creche em Niterói; vídeo
Animal foi solto em uma Área de Proteção Ambiental
A volta às aulas na creche do bairro da Engenhoca, em Niterói, ganhou uma visita inusitada nesta terça-feira (5): uma capivara apareceu por lá, deixando professores e funcionários surpresos com o “aluno” inesperado. O animal foi resgatado com segurança por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal e devolvido ao seu habitat natural.
O chamado foi feito para o número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura, que rapidamente enviou uma equipe até o local. A capivara estava em uma área íngreme, mas sem ferimentos. Após avaliação das condições físicas, foi reintegrada a uma Área de Proteção Ambiental no Canal de Camboatá, uma das regiões escolhidas para a soltura de animais silvestres na cidade.
De acordo com a Guarda Municipal, situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns em Niterói, e os agentes seguem um protocolo específico para cada espécie.
“Nossos agentes são treinados e sabem como agir com cada tipo de animal. Atuamos de uma forma específica e o local onde o animal foi solto é um dos escolhidos por nossas equipes para reintegrarmos vários animais silvestres e mantermos a fauna”, explicou o subinspetor Jociley Neves.
A Coordenadoria de Meio Ambiente aproveita para reforçar o recado: ao encontrar animais silvestres fora do habitat, o ideal é não tentar se aproximar ou interagir. O contato pode gerar estresse ou até provocar reações agressivas. O melhor caminho é ligar para a Guarda Municipal pelo 153 e aguardar a chegada da equipe especializada.
Além das simpáticas capivaras, a CMA também costuma resgatar outros moradores da fauna local, como gambás, corujas, cobras, gaviões, bichos-preguiça, tamanduás e tartarugas. Quando necessário, os animais são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou, no caso de cobras venenosas, para o Instituto Vital Brazil.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!