Absurdo
Empresas reduzem a circulação de ônibus em Niterói e São Gonçalo
Decisão também afeta a ligação com outras cidades vizinhas

O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Rio (Setrerj) confirmou ao ENFOCO que as linhas intermunicipais que ligam Niterói a São Gonçalo, Itaboraí e outros municípios próximos, estão operando com frota reduzida nesta quarta-feira (29), um dia após a megaoperação policial no Rio que causou reflexos também nos municípios deste lado da Baía de Guanabara, como lojas fechadas mais cedo e coletivos usados como barricadas em vias públicas.
Na noite de terça (28), trabalhadores tiveram que se virar para voltar para casa após as 21h, uma vez que as linhas intermunicipais que ligam Niterói às cidades vizinhas simplesmente sumiram das ruas. Motos e carros de aplicativos foram as alternativas mais usadas, no entanto os preços estão na chamada dinâmica (valores elevados devido à grande demanda).
O Setrerj também confirmou a retirada dos ônibus mas minimizou o problema aos passageiros. "Na noite de terça-feira (28), houve a necessidade de ajustes pontuais na operação por motivos de segurança", disse o sindicato.

Na mesma nota, a entidade explicou que as empresas podem voltar a retirar ônibus de circulação nesta quarta. "A operação desta quarta (29) segue normal, porém com demanda reduzida. As equipes seguem monitorando a situação e poderão ajustar a operação, caso ocorram situações relacionadas à segurança pública que impactem o transporte público".
Em nota enviada ao ENFOCO, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro) esclareceu que "notificou as empresas que operam serviço intermunicipal na região de São Gonçalo e Itaboraí, sobre a redução da oferta na terça-feira (28). As empresas justificaram aja a medida foi necessária diante da repercussão da operação policial e que o objetivo foi resguardar a vida de usuário e motoristas".
Ainda de acordo com a nota, o Detro registrou uma "redução de cerca de 30% na oferta de viagens, número esse que gradativamente retornou à normalidade nas últimas horas da noite passada. O fluxo nesta tarde voltou ao habitual e não são esperados recolhimentos, seguindo a grade normal", que segundo o órgão, pode ser conferida no site.
O Detro ainda informou que "em casos de outras interrupções não comunicadas ou justificadas de serviço, ficam as empresas sujeitas a punições previstas pelo Detro-RJ. O passageiro também pode contribuir acessando o portal OuvERJ para comunicar qualquer irregularidades".
Megaoperação mais letal da história do Rio
Na ação nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, participaram 2,5 mil policiais civis e militares, com uso de 25 blindados, 26 drones, 12 veículos de demolição, uma aeronave, 120 viaturas e uma ambulância blindada.
Como saldo mais letal da história do Rio: 121 mortos (117 criminosos e 4 policiais), além de 113 presos (sendo 33 de outros estados), 10 adolescentes apreendidos e apreensão de 118 armas (91 fuzis, 26 pistolas e um revólver), 14 artefatos explosivos, centenas de munições e toneladas de drogas ainda estão sendo contabilizadas.
 
 
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




