Adesão
Hospital particular vai atender pacientes do SUS com câncer em Niterói
Atendimentos começarão em novembro, segundo o ministro da Saúde

O Hospital e Maternidade particular São Francisco, na Zona Sul de Niterói, vai começar a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer a partir de novembro. A novidade foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em cerimônia realizada na unidade, nesta sexta-feira (31), junto com o prefeito Rodrigo Neves.
De acordo com o Ministério da Saúde, o hospital de Niterói é o primeiro a participar do programa "Agora Tem Especialistas", ofertando cuidados oncológicos gratuitos às pessoas que aguardam por atendimentos na rede pública. Como contrapartida aos serviços a serem prestados, o Hospital e Maternidade São Francisco receberá créditos financeiros para pagamento de tributos federais.
Ainda segundo o ministério, o atendimento oncológico é uma das especialidades prioritárias do programa, que, com a participação da rede de saúde privada, busca ampliar a capacidade de atendimento do SUS para reduzir o tempo de espera por serviços de média e alta complexidade. As demais áreas prioritárias do programa são: ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
“Com o Agora Tem Especialistas, avançamos nesta modalidade em que hospitais privados abrem as portas para o SUS, colocando seus profissionais e equipamentos a serviço da população. São mais exames, consultas e cirurgias para quem está aguardando por atendimento”, destacou Alexandre Padilha.
No Hospital e Maternidade São Francisco, Padilha assinou a autorização para que a oferta dos serviços possa ter início. A expectativa é que a avaliação dos primeiros pacientes já comece nas próximas semanas. Neste primeiro momento, o hospital deve realizar 204 cirurgias oncológicas. Até então, a unidade de saúde nunca havia atendido o SUS.
“Esse é um passo importante na ampliação da rede de atendimento do SUS em Niterói. O 'Agora Tem Especialistas' vai ajudar a diminuir as filas e ampliar a oferta de consultas e exames, especialmente em áreas de média e alta complexidade. É mais uma parceria que mostra o quanto o trabalho conjunto entre o município e o Governo Federal traz resultados concretos para a população”, afirmou Rodrigo Neves.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




