Mistério
Incêndio destrói caçamba de lixo e atinge fiação em Niterói; vídeo
Origem das chamas ainda não foi confirmada
Uma caçamba de lixo foi completamente destruída por um incêndio no final da madrugada desta sexta-feira (25), na Rua Padre Euger, altura do nº 121, no bairro Ititioca, em Niterói. Imagens gravadas por um morador mostram que o fogo também atingiu a fiação de um poste próximo, embora a relação entre as chamas e a origem do incêndio ainda não tenha sido confirmada.
O vídeo foi registrado por um residente que saía para o trabalho por volta das 5h30. Ele comentou sobre os riscos à segurança da vizinhança:
“Achei extremamente perigoso, porque no poste, a menos de um metro, tem um mini-transformador que poderia ter sido afetado, comprometendo toda a iluminação da localidade. A caçamba derreteu por completo”, relatou o morador.
O que diz a Clin
Procurada, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) disse que vai providenciar a substituição da caçamba de lixo "com a maior brevidade possível".
"Em uma primeira avaliação, a Clin não pretende formalizar uma ocorrência policial por entender que o foco do incêndio começou no poste onde está fixado o equipamento de energia da concessionária Enel. Não há registros de casos semelhantes na região", afirma a nota da Clin.
Segundo a Prefeitura de Niterói, a coleta domiciliar é feita diariamente nos períodos diurno e noturno em toda a cidade. Nesse caso de emergência de incêndio, o contato deve ser feito diretamente com o Corpo de Bombeiros.
A Clin disponibiliza os canais de atendimento de segunda a sábado, pelo telefone: (21) 99463-5750 ou por meio da Ouvidoria (21) 99753-1952 e ainda pelo fale conosco no site da Clin.
Enel diz que fiação pertence a operadoras de telecomunicações
A Enel Distribuição Rio, também questionada, informou que os fios atingidos pelas chamas não pertencem à concessionária de energia, mas sim a empresas de telecomunicações que compartilham a infraestrutura dos postes.
Em nota, a distribuidora esclareceu que realiza ações periódicas de fiscalização desses cabos e que, ao identificar irregularidades, notifica as operadoras responsáveis, concedendo prazo para a regularização. Após esse período, fios em situação de risco ou de propriedade não identificada podem ser removidos.
“Nos casos em que há irregularidades técnicas ou fios emaranhados de empresas parceiras, a Enel não tem permissão para remover”, explicou a concessionária.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!